Ilona Szabó de Carvalho

Presidente do Instituto Igarapé, membro do Conselho de Alto Nível sobre Multilateralismo Eficaz, do Secretário-Geral. da ONU, e mestre em estudos internacionais pela Universidade de Uppsala (Suécia)

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ilona Szabó de Carvalho
Descrição de chapéu Coronavírus

Impactos silenciosos da Covid-19

Foram inúmeras as notícias sobre o aumento da violência doméstica

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Apesar de matar mais homens, a pandemia da Covid-19 parece impactar sobremaneira as mulheres. Seja nas equipes de saúde na batalha contra o coronavírus, ou em casa, com a tripla jornada que envolve trabalho remoto, tarefas domésticas e cuidado dos filhos —o que se agrava quando companheiros viram agressores.

Ao redor do mundo, foram inúmeras as notícias sobre o aumento da violência doméstica face ao isolamento social, uma vez que é no interior dos lares e pelas mãos de pessoas conhecidas que elas são agredidas. Isso impõe desafios extras em um contexto de pandemia, isolamento e aumento da convivência. Evidências já apontaram aumento de comportamentos violentos durante outras pandemias como o ebola, a gripe suína e a H1N1.

Ao mesmo tempo que aumentam as violências contra mulheres e crianças, diminuem as oportunidades de denúncia e atendimento, na medida em que vítimas têm dificuldade de procurar delegacias, serviços de atenção e redes de apoio.

Manifestantes carregam cartazes e velas durante vigília na Cidade da Guatemala em memória de mulher assassinada
Manifestantes carregam cartazes e velas durante vigília na Cidade da Guatemala em memória de mulher assassinada - Johan Ordonez - 24.nov.20/AFP

O Instituto Igarapé publicou uma análise sobre a violência no período que mostra uma alarmante queda de 22% no registro de todos os tipos de violência contra mulheres durante o isolamento social, entre março e junho de 2020. Ainda que esse registro tenha voltado a subir a partir da flexibilização das medidas de distanciamento social, em junho de 2020, as notificações ainda não chegaram aos patamares anteriores à pandemia. A exceção foi o crime mais grave e difícil de esconder: o feminicídio, que apresentou um aumento de 16% entre março e junho de 2020 se comparado ao mesmo período de 2019.

A constatação de queda nos registros não significa que houve diminuição na incidência da violência. Outros indicadores, como as chamadas ao 180, mostram um aumento de 26% nas ligações ao serviço de atendimento à mulher em função da violência doméstica. Como o feminicídio é usualmente precedido por uma série de outras violências, o aumento de pedidos de ajuda são um grave sinal de alerta. Todos os estados brasileiros apresentaram aumentos, à exceção de Mato Grosso do Sul.

O desafio, agora, é aumentar os canais de escuta para receber denúncias e as redes de proteção para apoiar mulheres em situação de violência, para que ao denunciar, sejam respaldadas pelo Estado. Serviços que deem conta também de reverter o impacto do dano físico e mental característicos das violências, e agravado pelo isolamento social, são fundamentais.

A violência contra a mulher é a ponta de um imenso iceberg que esconde inúmeros outros desafios. No âmbito econômico, por exemplo, mulheres são, ainda, a maioria no mercado informal de trabalho. Em um contexto de isolamento social, isso as impede de trabalhar ou as coloca em vulnerabilidade à Covid-19 pela necessidade de sair, dada a responsabilidade pelo sustento próprio e dos seus.

A essa questão somam-se o acúmulo de funções no âmbito doméstico, o cuidado com os filhos e com a casa, o que incorre na perda de produtividade colocando em risco sua carreira profissional. A insegurança alimentar também as afetou de forma desproporcional. Há, também, interrupções em serviços essenciais para a garantia dos direitos sexuais e reprodutivos de mulheres, como o acesso a serviços médicos, contraceptivos e ao aborto legal.

Esses são apenas alguns dos inúmeros desafios pré-existentes à pandemia relacionados à desigualdade de gênero e que foram intensificados com a crise de saúde que afetou o mundo. A violência baseada em gênero, inclusive, é resultado dessa desigualdade. Precisamos trabalhar com urgência e em conjunto para diminuí-la.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar o acesso gratuito de qualquer link para até cinco pessoas por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.