Jaime Spitzcovsky

Jornalista, foi correspondente da Folha em Moscou e Pequim.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Jaime Spitzcovsky

Hamas quer minar Acordos de Abraão, assinados entre Israel e países árabes

Grupo palestino rejeita tratados baseados na ideia de coexistência

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O roteiro repugnante se repete. Hamas e Israel protagonizam mais um episódio sangrento, numa lógica inaceitável e frequente na região: ondas de violência para sabotar processos de paz. A ofensiva deslanchada pelo grupo palestino, além de responsável por trágicas mortes e inaceitável destruição nos dois lados do conflito, carrega um objetivo geopolítico, que é minar os Acordos de Abraão, o mais relevante avanço pacificador do Oriente Médio em décadas.

Em 2020, num ato histórico, quatro países árabes (Emirados Árabes Unidos, Bahrein, Marrocos e Sudão) reconheceram o direito à existência de Israel. Nações como Egito, em 1979, e Jordânia, em 1994, haviam abandonado o “rejeicionismo”, estratégia ilustrada pela recusa à resolução 181, aprovada pelas Nações Unidas para a partilha da Palestina.

Grupo de líderes do Hamas, com Essam Aldalis (esq.), Ruwhi Mushtaha (centro, de barba branca) e Khalil Al-Hayya (à dir.), em viagem ao Egito - Said Khatib - 15.mar.21/AFP


Foi em 1947 que a ONU deu contornos concretos à ideia de dois Estados, um judeu e outro árabe, lado a lado. E, apesar dos primórdios da rivalidade da Guerra Fria, EUA e URSS votaram da mesma maneira, a favor da vitoriosa resolução 181.

Países árabes rejeitaram a decisão da ONU e optaram pela guerra, em 1948, para impedir a independência de Israel. Venceram o conflito os israelenses, apoiados em armas compradas na então Tchecoslováquia.

Tais fatos históricos já foram ofuscados por narrativas ideológicas mais recentes. Interessante ressaltar a reviravolta da posição soviética. O Kremlin flertava com o socialismo de Israel do pós-independência e queria expandir influência no Oriente Médio.

Mas, em meados dos anos 1950, enfrentou um dilema. Chegava então ao poder no Cairo um militar “terceiro-mundista” chamado Gamal Abdel Nasser. A URSS tinha, portanto, de optar entre os arqui-inimigos Israel e Egito. O cálculo geopolítico levou os soviéticos à aliança com o país líder do mundo árabe e a se afastar definitivamente dos israelenses.

Lá Fora

Receba toda quinta um resumo das principais notícias internacionais no seu email


Anuar Sadat, sucessor de Nasser, também promoveu guinada diplomática. O Cairo, nos anos 1970, abandonou Moscou, se aproximou de Washington e assinou pioneiro acordo de paz com Israel.

Em 1981, Sadat foi assassinado por terroristas contrários à pacificação. O presidente egípcio deixou relevante legado, ao optar pela convivência com um ex-inimigo.

No cenário atual do século 21, a crença na coexistência ganhou novo impulso, apesar das crises e das guerras em décadas passadas. Lideranças árabes, pressionadas pelo redesenho da geopolítica e da economia internacional, passaram a rever a relação com Israel.

A transformação do inimigo em parceiro se deve a três fatores. Primeiro, o mundo pós-petróleo. Com a queda inevitável de importância do produto, nações árabes buscam diversificar suas economias, apostando, por exemplo, em inovações tecnológicas e setor de serviços.


Segundo: diminuição da presença norte-americana no Oriente Médio. A região perdeu para a China, desde a era Obama, a condição de prioridade da política externa dos EUA. Terceiro: a rivalidade histórica de países árabes sunitas, como Arábia Saudita e Egito, com o Irã, majoritariamente persa e xiita.

Portanto, dirigentes árabes enxergam em Israel um parceiro para ajudar a diversificar modelos econômicos e para construir aliança contra Teerã, no cenário de menor envolvimento dos EUA no Oriente Médio. Entram em cena os Acordos de Abraão.

O Hamas, com sua ideologia extremista, vai se isolando e rejeita o avanço de tratados baseados na ideia da coexistência. Explica-se, portanto, a lógica para deslanchar a ofensiva agora, sete anos depois de sua última guerra com Israel.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.