João Pereira Coutinho

Escritor, doutor em ciência política pela Universidade Católica Portuguesa.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

João Pereira Coutinho
Descrição de chapéu Páscoa Portugal

Fazer da política um prolongamento da religião é ambição iliberal e anticristã

No Brasil e nos EUA, é difícil não ver a tentação de igrejas em negar a 'dupla jurisdição' contida nos evangelhos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Páscoa sempre traz memórias. Os almoços em família, as visitas à aldeia do meu pai, no norte de Portugal. As conversas com o padre Manuel. Pobre homem. Santo homem. O que ele teve de suportar.

Nessas conversas, um Little Couto com 14 ou 15 anos pretendia saber o que significava a frase "pai, perdoa-lhes, porque eles não sabem o que fazem", que Jesus profere na cruz segundo o Evangelho de Lucas.

Releitura da pintura "Ecce Homo", de 1871, do italiano Antonio Ciseri, onde o Rei Pilatos, da sacada de seu palácio, tendo o próprio Cristo ao lado, apresenta seu veredito ao público.
Ilustração de Angelo Abu para coluna de João Pereira Coutinho - Angelo Abu

Quem eram "eles"?

E qual era a "ignorância" que Jesus perdoava?

"Eles" eram os assassinos de Cristo, dizia o padre. "Eles" desconheciam que matavam o filho de Deus, acrescentava.

O pequeno teólogo não desarmava. "Eles" eram os judeus? Era Caifás? Era o governador romano Pôncio Pilatos?

"Eram todos, porra!", berrava o padre, e a conversa ficava por ali, após intervenção parental.

A explicação não me satisfazia. Mal eu imaginava que o saudoso padre Manuel, homem simples e bom, era também um sábio.

Que o diga o filósofo David Lloyd Dusenbury, que me tem acompanhado por estes dias com o seu magistral "The Innocence of Pontius Pilate: How the Roman Trial of Jesus Shaped History", ou a inocência de Pôncio Pilatos: como o julgamento romano de Jesus moldou a história, da editora C. Hurst & Company.

Tese de Dusenbury: o julgamento de Jesus, e a sua condenação à morte, acabou por definir a cultura política e legal da Europa e das Américas. Segundo Dusenbury, é no contexto desse julgamento que se opera a distinção fundamental entre o poder secular e a autoridade sagrada.

Foi Jesus quem a estabeleceu perante Pilatos. "O meu reino não é deste mundo." (João 18:36).

Dito de outra forma: a ideia de que existem duas esferas de poder —uma secular, outra religiosa, cada uma no seu galho— está contida naquele julgamento e naquelas palavras.

É com tais alicerces que teólogos, juristas ou filósofos posteriores vão inscrevendo e reinscrevendo a linha de demarcação entre os assuntos que são "deste mundo" e os assuntos que não são.

Para se compreender melhor a natureza revolucionária dessa divisão, que permitiu a emergência moderna das ideias de tolerância, liberdade e democracia, David Lloyd Dusenbury revisita a "vexata quaestio" da inocência de Pilatos. Até que ponto o governador da Judeia romana tem as mãos limpas de sangue?

Curiosamente, a inocência de Pôncio Pilatos foi defendida durante séculos por pagãos, judeus, muçulmanos e até cristãos. As razões são múltiplas e nem sempre admiráveis, sobretudo quando lembramos a acusação (medieval e cristã) de que foram os judeus, não os romanos, que mataram Cristo.

Os textos canônicos desautorizam essa leitura: foi Pilatos a sentenciar Jesus (Lucas 23:24) e foram os seus soldados que o pregaram na cruz (João 19:23).

Mas isso basta para aferir a culpa de Pilatos?

Sim e não, defende Dusenbury, baseando-se nas palavras agônicas de Jesus ("pai, perdoa-lhes, porque eles não sabem o que fazem") e nos textos de Paulo. Pode haver culpa sem conhecimento, questiona Paulo?

Ou os governantes deste mundo, enquanto prisioneiros desse "saeculum", não souberam o que fizeram?

Sim, como dizia o padre Manuel, "todos são culpados, porra!" Mas são culpados da morte de Jesus (um homem inocente e, para muitos, um profeta). Não são culpados da morte de Cristo porque não o reconheceram como tal, ou seja, como o Escolhido, o Redentor, o Salvador, segundo a fé apostólica.

Na elegante e inteligentíssima definição de Dusenbury, não existem assassinos de Cristo no julgamento de Jesus porque a "dupla jurisdição" da qual este homem falava era incompreensível para judeus e pagãos.

Será compreensível hoje?

Depende. Quando olho para o Brasil e para os Estados Unidos, por exemplo, é difícil não ver a tentação de várias igrejas em negar a "dupla jurisdição" contida nos evangelhos.

Para essas denominações ou tendências, só existe uma jurisdição porque a política é um mero prolongamento da religião. Isso significa, simplificando, que os valores espirituais que são válidos numa dimensão espiritual devem ser impostos no plano secular.

O problema dessa ambição não está apenas no seu iliberalismo, o que já seria bastante. Está também no fato de ser uma ambição anticristã, que atraiçoa o exemplo e a doutrina de Jesus Cristo.

É uma forma de regresso ao paganismo, em suma, que levaria muitos desses cristãos a condenar Jesus Cristo à morte mais uma vez.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.