Joel Pinheiro da Fonseca

Economista, mestre em filosofia pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Joel Pinheiro da Fonseca
Descrição de chapéu Coronavírus

Amadorismo político não é virtude

Demos um voto de confiança à antipolítica, agora colhemos os frutos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Macron, Boris Johnson, Conte: líderes de diferentes colorações ideológicas, todos viram sua popularidade subir na pandemia. Nenhum deles foi particularmente genial: apenas compareceram à chamada da responsabilidade, o que naturalmente fez com que a população se unisse ao redor de seu chamado ao esforço coletivo pelo bem comum.

Jair Bolsonaro fugiu. Não só não foi capaz de implementar nenhuma resposta sua à epidemia como ainda escarneceu de quem tomava esse papel.

Numa franca admissão da própria inutilidade, quando informado que passáramos de 5.000 mortos, respondeu apenas: "E daí? Lamento, quer que eu faça o quê?".

Ele realmente acredita em fazer "isolamento vertical" e aplicar hidroxicloroquina universalmente? Tinha a faca e o queijo na mão para brigar por essas soluções, mas preferiu se ausentar e reclamar. Para completar, criou novas crises por conta própria, como a que culminou na saída de Sergio Moro.

Isso não é problema de ser esquerda ou direita: é de falta de capacidade política. Embora tenha longa carreira, Bolsonaro sempre foi um político inábil e inexpressivo, característica que carrega na Presidência.

Isso o torna um líder fraco, incapaz de criar consensos e capitanear o barco.

Em cima desse vazio, novas lideranças crescem e batem cabeça com ele. Para cada fracasso ou pedra no caminho, há um culpado: o Congresso, o STF, a imprensa, o ministro traidor, as pessoas que torceram contra. Uma hora as desculpas não enganam mais.

O contraste entre os dois ministros da Saúde na pandemia é ilustrativo. Mandetta, além de médico, é político. Quando a epidemia bateu em sua porta, não fez nada excepcional: desenhou um plano de combate (o isolamento social), alinhou-se com outros ministros e governadores e se comunicou com firmeza e tranquilidade com a população.

Teich é médico também, e suas diretrizes não diferem de Mandetta: manter o isolamento social. Mas não é político. Na hora de comunicar, vemos um ministro inseguro e vacilante. Em videoconferência com senadores, perguntado sobre o pico da doença, respondeu que "não sei e ninguém sabe". Disse ainda que "está literalmente navegando às cegas". Não é o tipo de discurso que inspire confiança! Por isso, desde a saída de Mandetta, o Ministério da Saúde sumiu.

Essa carência de habilidade política é natural num país que aprendeu a demonizá-la; em que "político profissional" é termo de insulto, e em que, portanto, o amadorismo é tido por virtude.

Com alguma justificativa --afinal, práticas inaceitáveis foram normalizadas no cotidiano da política-- e com uma boa dose de exagero, o Brasil deu um voto de confiança à negação da política. Não quis melhorá-la, mas destruí-la. Parte da culpa aí foi da imprensa e dos formadores de opinião. Nos anos loucos da Lava Jato e do impeachment, "a classe política" foi alçada à vilã nacional e aqueles que a combatiam eram santos.

O resultado está aí: um vácuo nocivo ocupa o poder e apresenta como única resposta à sua incapacidade o flerte com o autogolpe e a ditadura.

Já disse antes e repito que retirar Bolsonaro por seus crimes de responsabilidade --como manda a lei-- é o único jeito de recuperar alguma estabilidade no Brasil e nos retirar da rota golpista. Mesmo que isso aconteça, contudo, o desafio maior continuará posto: sermos capazes de escolher bons representantes. Optar pela boa política --aquela que entrega resultados e contempla a todos-- em vez do canto da sereia autoritária, que serve apenas ao ditadorzinho da vez.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.