Joel Pinheiro da Fonseca

Economista, mestre em filosofia pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Joel Pinheiro da Fonseca

Lula fará o que diz

Se a economia reagir da maneira previsível, não venham reclamar: ele avisou

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um esboço do possível programa de governo de Lula veio a público. Segundo o esboço, não haverá mais privatizações (inclusive a da Eletrobras pode ser barrada), a Petrobras será colocada "a serviço do povo brasileiro" (leia-se: política de preços baixos), o governo vai interferir no câmbio, fará política agressiva de industrialização, derrubará a reforma trabalhista e o teto de gastos.

Se essas forem bandeiras com as quais você concorda, Lula é seu candidato. Há inclusive quem vá votar nele mesmo discordando dessa parte. Só não se engane: é isso que ele vai fazer, e não uma reedição de seu primeiro mandato sonhada por moderados.

O ex-presidente Lula e o pré-candidato a vice em sua chapa, Geraldo Alckmin - Diego Vara - 1º.jun.22/Reuters

É verdade que há muita indefinição na qual cabem os sonhos de todo mundo. O diabo mora nos detalhes. Taxar os mais ricos, por exemplo: dependendo de como for feito, pode ser bom ou desastroso para a economia do país.

Há mil maneiras de se buscar o objetivo da industrialização, inclusive criar no Brasil um ambiente de negócios competitivo e com segurança jurídica para o investidor. Todo o entorno de Lula e os demais pontos de seu programa (como ingerência na Petrobras), contudo, não permitem essa leitura liberal e otimista.

Também é verdade que, do outro lado, vemos a distância entre discurso e prática: o teto de gastos, sob Bolsonaro, é para inglês ver. A cada nova necessidade (inclusive eleitoral), o governo encontra mais um pretexto para quebrá-lo com apoio do Congresso.

Isso não quer dizer que abrir mão de toda e qualquer restrição aos gastos não possa piorar as coisas ainda mais. Um teto capenga ainda traz mais confiança —ou menos desespero— do que a ausência de teto somada à ideologia de que o gasto público é sempre virtuoso.

Por fim, um governo liberal exigiria assessores, ministros e conselheiros liberais. Onde eles estão? Os economistas às vezes apontados como interlocutores —Persio Arida, André Lara Resende— negam que tenha havido qualquer colaboração. Lula se cerca, de fato, com pessoas de viés ideológico muito distante desse, como Aloízio Mercadante e Gleisi Hoffmann. De onde viria a agenda liberal-pragmática de um novo governo? Não faltam novos Mantegas, mas quem indicará um possível novo Palocci?

Os pontos desse esboço têm sido repetidos consistentemente pela campanha e pelo próprio Lula, são o que as pessoas mais próximas a ele sempre defenderam e estão em perfeita continuidade com a política de seu segundo mandato, depois intensificada no governo Dilma. O mínimo que podemos fazer é acreditar que é isso mesmo que ele vai fazer.

Nem tudo ali é ruim. A volta do meio ambiente à agenda, proteção de comunidades indígenas; são pontos importantes. Mas sem uma economia funcional, capaz de gerar valor e empurrar o Brasil para frente, serão de pouca valia (e os primeiros a ser sacrificados para atender a demandas de curto prazo).

Um país com a dívida fora de controle, gastando em projetos megalomaníacos de investimento escolhidos por critérios políticos, tentando manipular o câmbio, usando estatais para manter preços controlados, mercado trabalhista travado e litigioso, "muito ricos" usados como bode expiatório.

É a receita perfeita para inflação ainda mais alta, recessão, desemprego e fuga de capitais. Quem mais sofrerá com isso é a base de nossa pirâmide social. E o caldo estará perfeito para novos e piores populismos.

Isso tudo, claro, depende de dois grandes "ses": se Lula vencer, e se realmente implementar esse programa. Se for isso mesmo e a economia reagir da maneira previsível, não venham reclamar: ele avisou.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.