Jorge Coli

Professor de história da arte na Unicamp, autor de “O Corpo da Liberdade”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Jorge Coli

Não é tão simples cultivar o silêncio

O desrespeito ao silêncio que há na música e no teatro é uma tortura

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em uma cena de "O Barbeiro de Sevilha", peça de Pierre Beaumarchais, Fígaro se esconde para surpreender as tramoias de don Bartholo e don Basile.

Depois, quando encontra Rosine, diz a ela: "Vosso tutor e vosso professor de canto, acreditando-se sozinhos aqui, acabam de falar abertamente...". Rosine então interrompe: "E o senhor os escutou, senhor Fígaro? Mas o senhor não sabe que isso é muito feio?". Fígaro dá uma resposta magistral: "Escutar? É, entretanto, o que ainda há de melhor para bem ouvir".

Essa frase, escrita no século 18, é a melhor chave para a conhecida composição de John Cage, "4'33''". Trata-se de uma obra para piano concebida em 1952. Tem três movimentos, um de 33 segundos, outro de 2 minutos e 40 segundos e o último de 1 minuto e 20 segundos. No início de cada um deles, o intérprete levanta a tampa do teclado, criando expectativa; no final, ele fecha. Apenas isso. Nenhuma tecla é acionada.

Em 1951, Cage visitara uma câmara anecoica, dispositivo que isola e absorve todo ruído. Descobriu que o silêncio absoluto não existe, porque ouvia os sons de seu corpo, produzidos pelo sistema nervoso e pela pulsação.

Em "4'33''", a tampa levantada faz com que os ouvintes prestem atenção no silêncio, que vem carregado de sons, graças a ruídos inevitáveis produzidos pela própria audiência. Escutar é ainda a melhor maneira de ouvir.

Imagino o quanto não deve existir de estudos em psicoacústica sobre audição seletiva. Sou mais próximo de Gaston Bachelard: "Sentimos perfeitamente que é necessário ultrapassar uma barreira para escapar aos psicólogos, para entrar num domínio que 'não se observa', em que nós próprios não nos dividimos mais em observador e observado. Então o sonhador funde-se por inteiro no seu devaneio. Seu devaneio é sua vida silenciosa" ("A Poética do Devaneio").

Tanto na situação de Cage quanto na de Bachelard, o ouvinte incorpora o silêncio. No primeiro caso, somos levados pelas sonoridades que habitam aquele silêncio provocado, e no segundo, pelos poderes de uma imaginação intensificada.

Inevitável, assim, concluir que o silêncio varia, formado que é por configurações diferentes: o silêncio das bibliotecas, o silêncio da casa vazia, o silêncio da noite, o silêncio do templo, o silêncio do sono, o silêncio da espera, o silêncio da ansiedade, o silêncio culpado ou que culpabiliza são alguns exemplos de sensações.

É Bachelard ainda que cita, em seu "A Poética do Espaço", uma passagem da peça "O Anúncio Feito a Maria", de Paul Claudel. Sublinha, nela, a união ontológica entre o invisível e o inaudível:

"Violaine (cega) "" Eu ouço... Mara "" O que ouves? Violaine "" As coisas existirem comigo". O silêncio é prenhe de presenças.

A leitura silenciosa torna-se bem comovente quando alguém move os lábios, formando para si mesmo uma palavra não pronunciada.

As pinturas são silenciosas. Estamos aqui além da metáfora: a hipnose que exerce um Vermeer sobre o espectador o obriga ao longo olhar que percebe o mistério sem elucidá-lo.

Mesmo quadros veementes põem-nos diante do silêncio: Argan mencionou em algum lugar o grito do vestido vermelho na Madalena aos pés da "Crucifixão" de Masaccio, mas esse grito soa apenas no interior de quem o contempla.

É possível avançar mais. Há um silêncio constitutivo no teatro, no cinema, na música. Nossa atenção é um silêncio que se atrela. Nela não cabem senão aqueles sons, que de algum modo paradoxal transformaram-se em silêncio (silêncio que nos pertence, como o vermelho que grita no quadro). O desrespeito a esse silêncio por ruídos indesejados, esses sim, autênticos, é uma tortura.

Odiamos perturbações que rompem o invólucro de quietude necessário para ver e ouvir. Então, tosse, conversa, qualquer barulho torna-se como que ofensivo.

Um fenômeno curioso ocorre nas salas de concerto. Há momentos em que o compositor faz a orquestra chegar quase ao imperceptível, negociando com o silêncio, em sublimes pianíssimos. Aí, justamente, multiplicam-se tosses, cadeiras remexidas e rangentes.

Cage diria que tais perturbações fazem parte da música ou, pelo menos, da audição. Tenho para mim que é fruto de um nervosismo diante do que parece ser o desvanecimento do som, mas que deveria ser, antes, a revelação de um silêncio feito de sons.

Não é tão simples cultivar o silêncio. Embora ele esteja sempre em nós como o indizível que sustenta, que pressupõe. Esse indizível que Carlos Drummond de Andrade evocou em seu poema "Os Lábios Cerrados": "nossa existência, apenas uma forma impura de silêncio".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.