Juca Kfouri

Jornalista, autor de “Confesso que Perdi”. É formado em ciências sociais pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Juca Kfouri
Descrição de chapéu Campeonato Brasileiro

Só resta a 19 times unir forças contra o Palmeiras

Diferença do alviverde para os demais é tanta que lembra a do Flamengo em 2019

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A vantagem em pontos ainda não é assustadora, só três separam o líder Palmeiras do vice-líder Corinthians, nem o futebol alviverde é tão vistoso como o do Flamengo, campeão em 2019 com os pés nas costas.

Porém a diferença na tabela só tende a crescer, e no gramado é cada vez mais gostoso ver o Palmeiras jogar.

Se Abel Ferreira é muito melhor nas entrevistas que o conterrâneo Jorge Jesus, se contribui criticamente mais que o colega lusitano, o time dele, sem as estrelas que o Flamengo tinha e tem, caminha para ficar na história, além dos títulos que conquistou e ainda deve conquistar, pelo futebol que está jogando.

Cabeça fria, coração quente, em sete minutos o alviverde marcou quatro gols e lembrou a Alemanha no Mineirão - Carla Carniel - 16.jun.22/Reuters

Os rabugentos dirão que fazer 4 a 2 em casa no Atlético Goianiense, um dos rabeiras, está longe de justificar elogios ou entusiasmo.

Pode ser, mas parece que o Palmeiras está invicto há 18 jogos, com 14 vitórias, e a virada sobre os goianos merece olhar além do placar.

Porque o 1 a 0 dos visitantes em gol contra de Luan, fruto de três erros seguidos do zagueiro em lance insólito, tinha tudo para desestabilizar qualquer time inseguro ou imaturo. Tudo o que o Palmeiras não é.

O que se viu foi o inverso.

Cabeça fria, coração quente, em sete minutos o alviverde marcou quatro gols e lembrou a Alemanha no Mineirão.

Ora, senhor colunista, que exagero, podem dizer a rara leitora e o raro leitor, principalmente quem não for palmeirense.

Talvez, de fato, as comparações sejam precipitadas e exageradas, mas, vejamos.

Pegue a 12ª rodada, a última antes do final de semana em curso.

O Atlético Mineiro ficou em pálido 0 a 0 com o Ceará, verdade que em Fortaleza e, dirão, com razão, os contestadores, com o time que fez 3 a 2 no Palmeiras, em São Paulo, na primeira rodada.

O Flamengo, graças à volta de Dom Arrascaeta, enfim, venceu, mas o fraco Cuiabá, e no Maracanã, por 2 a 0.

Galo e Mengo, como se sabe, eram (são?) os candidatos ao triangular com o Palmeiras.

Já o vice-líder Corinthians, com a vitória praticamente ganha em Curitiba, entregou o empate, 1 a 1, ao Athletico Paranaense.

O São Paulo, contra quem o Palmeiras jogará nesta segunda-feira (20), no Morumbi, é forte só em casa, porque fora não ganha de ninguém —e ainda tirou o Botafogo de jejum de cinco jogos, ao ser derrotado, no Nilton Santos, por 1 a 0.

Sim, o Inter cresce, Mano Menezes parece dar jeito à equipe gaúcha, mas, francamente, alguém acredita que possa ameaçar a hegemonia alviverde?

Só resta uma atitude aos 19 times que competem (e aqui o competem é quase modo de dizer) com o Palmeiras: estabelecer que o alviverde é o adversário a ser batido e juntar todas as forças com tal objetivo, combinar que derrubar o Golias equivale a ganhar o Santo Graal.

Ou, então, concluir que o campeonato do Palmeiras é outro, e lutar para ficar entre o segundo e o sexto lugares, em busca de vaga na Libertadores, jamais entre os quatro últimos.

Porque, por enquanto, o Palmeiras sobra e a maioria dos adversários soçobra.

Sete vezes

Mais fácil que o previsto, o Golden State Warriors é heptacampeão da NBA, e Stephen Curry, o MVP das finais.

Dor e raiva

Sim, aqui é lugar de tratar, predominantemente, de esporte.

Mas os assassinatos de Bruno Pereira e Dom Phillips deixam o mesmo amargor que deixaram os de Vladimir Herzog e Manoel Fiel Filho.

Que não seja em vão, como não foi em 1975.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.