Juca Kfouri

Jornalista, autor de “Confesso que Perdi”. É formado em ciências sociais pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Juca Kfouri

Um Real ainda vale muito Hilal

Não foi desta vez que os europeus viram escapar o título do Mundial de Clubes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Na final do Mundial de Clubes com maior número de gols em sua história desde 1960, oito —um para cada título do Real Madrid—, o que o 5 a 3 madridista sobre o saudita Al Hilal mostrou?

Mostrou os brasileiros Vinicius Junior e Michael espetaculares.

O primeiro, titular da equipe merengue, autor de dois gols, e o segundo, ao entrar no fim do jogo, capaz de entortar a defesa espanhola.

Dois jogadores que foram cedidos exatamente pelo Flamengo.

Vinicius Junior foi eleito o craque do Mundial de Clubes - Khaled Desouki/AFP

Porque a produção de talentos não cessa na terra em que se plantando tudo dá, mas a exportação de pé de obra também não para, como se fossem commodities.

Daí para a hegemonia europeia é um pulo que escolheu o time saudita como vítima.

Vítima que esteve para ser dizimada por goleada, mas que não se acovardou e exigiu atenção dos octocampeões mundiais para não complicar o que parecia fácil.

Para tanto foi inestimável, também, a colaboração do argentino Vietto, outro sul-americano a brilhar no Mundial. Como é uruguaio o craque Valverde, também autor de dois gols.

O outro gol, o do 3 a 1, foi do francês Benzema, que chegou recuperado em cima da hora da capital espanhola para a finalíssima —afinal, sabem a rara leitora e o raro leitor, que os europeus "não ligam para a o Mundial de Clubes", falácia repetida porque eles dão maior importância para a Champions.

Este pobre escriba dá mais valor ao Campeonato Brasileiro que à Libertadores, embora prefira o Mundial ao torneio continental, porque cada louco com sua mania.

No país em que o governador de Minas desconhece a existência de uma de suas maiores escritoras como Adélia Prado, não foram poucos os que se recusaram a ver a superioridade espanhola e lamentaram a chance brasileira perdida em enfrentar o time de Madri, como se fosse possível, enfim, vencê-lo.

Certamente dirão que, se o Al Hilal marcou três gols nos comandados de Carlo Ancelotti, a dupla Pedro e Gabigol se esbaldaria diante da defesa deles.

Claro que em futebol tudo é possível, e ainda mais num jogo só, mas enquanto, insistirmos no autoengano, será difícil reencontrar o caminho das vitórias.

Vini eleito o melhor em campo não é novidade para jogadores brasileiros, embora os dois últimos, por equipes nacionais, não por acaso, tenham sido Rogério Ceni e Cássio, dois goleiros.

Mengão de bronze

Quando o egípcio Al Ahly já vencia por 2 a 1, de virada, e havia perdido não só um pênalti como gol feito em contra-ataque, ter ficado com 10 contra 11 acabou decisivo para ser derrotado por inapeláveis 4 a 2 e entregar de bandeja o terceiro lugar no Mundial de Clubes da Fifa para o Flamengo.

Se o rubro-negro se queixa da expulsão rigorosa de Gerson na semifinal, também o Al Alhy tem razão para reclamar.

Não importa. Ou importa.

O que vale mesmo é registrar mais um jogo em que ficou claro o equilíbrio global, capaz de enterrar o pachequismo reinante no Patropi fantasiado de otimismo sem base sempre que o grande brasileiro encontra o desconhecido estrangeiro.

Graças a Alá, a Nação se livrou de nova decepção, e será bom se tiver aprendido a lição, uma porção de rimas pobres em busca da solução: faz tempo que deixamos de ser os maiorais, e, enquanto patinarmos em nossa mediocridade na gestão do futebol, a tendência será a de aprofundar o poço até chegar ao Japão. Que hoje, aliás, produz ótimos jogadores.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.