Juca Kfouri

Jornalista, autor de “Confesso que Perdi”. É formado em ciências sociais pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Juca Kfouri

Os tucanos e o Mundial de Clubes

Os últimos resultados do Real Madrid animam não só o Flamengo como o Al Alhy

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Há três olhares sobre a participação dos dissolvidos merengues neste Mundial no Marrocos, com o Flamengo jogando nesta terça-feira (7) contra os sauditas do Al Hilal e o Real Madrid na quarta, contra os egípcios do Al Ahly.

O primeiro olhar é do tucano otimista, o que não quer ficar em cima do muro: a crise técnica dos madridistas, somada ao verdadeiro hospital em que Santiago Bernabéu se transformou, permite dizer que nunca, desde 2012, ficou tão possível um não-europeu ser o campeão.

Vitinho, do Flamengo (de branco), disputa a bola com Keita na final do Mundial contra o Liverpool, em 2019
Vitinho, do Flamengo (de branco), disputa a bola com Keita na final do Mundial contra o Liverpool, em 2019 - Nikku-21.dez.19/Xinhua


O goleiro Courtois, o lateral-direito Lucas Vásquez, o lateral-esquerdo Mendy, o zagueiro Éder Militão, o meia e ponta-esquerda Hazard e o goleador Benzema estão machucados.

O olhar do tucano pessimista é o oposto. Ele dirá que o elenco espanhol é suficientemente poderoso para fazer frente aos eventuais desfalques e que na hora agá a camisa mais vitoriosa da história do futebol prevalecerá.

Finalmente, o tucano autêntico, aquele que não sai do muro, dirá que no futebol tudo é possível e o melhor a fazer é esperar para ver.

Com o que a rara leitora e o raro leitor terão todo o direito de olhar para o colunista e perguntar: "Então, você me faz ler até aqui para dizer isso, em bom português, para dizer nada?".

Ora, sejamos claros: está na cara que o Flamengo pode como o Corinthians pôde 11 anos atrás, mas antes terá de vencer os sauditas —quem sabe se até desafio maior que o atual Real Madrid.


E o Al Ahly pode evitar pela primeira vez um europeu na final.

Eu, hein?

Extremamente fácil

O Palmeiras passou pelo Santos com tamanha facilidade que é o caso de perguntar se o futuro não será problema para Abel Ferreira e companhia, com tão poucos adversários à altura.

Em torneios com mata-mata o acaso estará sempre à espreita, mas, na maratona do Campeonato Brasileiro, nada indica que haverá mais de um ou dois, no máximo, três rivais que possam ameaçar a hegemonia alviverde.

No Paulistinha a reunião de talentos experientes no Corinthians parece ser o maior obstáculo.

Daí o Dérbi na nona rodada, em Itaquera, no próximo dia 16, despertar desde já enorme expectativa porque, afinal, é disso que ainda vivem os campeonatos estaduais.


A prudência pede que não se façam previsões, até para que os de sempre não imaginem eventuais secações.

Cheiro de taça

O Arsenal perdeu do Everton, sua segunda derrota na Premier League, e temeu ver cair de cinco para dois pontos a vantagem sobre o vice-líder Manchester City.

Mas o City não aproveitou ao perder para o Tottenham e o Arsenal parece fadado a não completar 20 anos de fila.

Outro lado

Diz a regra do jornalismo que ouvir o outro lado é obrigatório.

Diz a vida que muitas vezes o cumprimento da regra é mera formalidade, a ponto de ter criado o neologismo "outroladismo".

É mesmo preciso ouvir a versão do ex-ministro da justiça bolsonarista, Anderson Torres? Aquele que não sabe quem pôs a minuta golpista em suas mãos e perdeu o telefone celular nos Estados Unidos, quando nem falar falou com o sociopata genocida?

Sim, a Justiça espanhola deve ouvir tudo que Daniel Alves tem a dizer, como a italiana ouviu Robinho, porque Justiça e imprensa nem sempre estão de acordo.

Mas, cá entre nós, a cada depoimento em Barcelona as chances de Dani sair impune são tão grandes como a de ele ser campeão mundial pela seleção brasileira.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.