Juca Kfouri

Jornalista, autor de “Confesso que Perdi”. É formado em ciências sociais pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Juca Kfouri
Descrição de chapéu América Latina

A tocante festa portenha pelo tri

Com o novo Monumental de Núñez tomado por 80 mil torcedores, Messi fez o gol 800

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Argentina tem sido motivo de inveja para nós, brasileiros.

Os católicos invejam o Papa, figura além de mui simpática, verdadeiramente cristã, daquelas da Igreja que fez a opção preferencial pelos pobres.

Sim, não são poucos os brasileiros que, do outro lado, o chamam de comunista. Entre os Faria Limers há uma porção deles.

Jogadores argentinos levantam réplicas da taça conquistada na Copa do Mundo 2022, no Qatar, em amistoso contra o Panamá no estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires
Jogadores argentinos levantam réplicas da taça conquistada na Copa do Mundo 2022, no Qatar, em amistoso contra o Panamá no estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires - Agustin Marcarian - 23.mar.23/Reuters

Os cinéfilos invejam os hermanos por filmes como "Argentina, 1985", indicado para o Oscar dos filmes estrangeiros e uma aula de cinema e de história, ao contar por que nunca mais o militar argentino pensará em dar golpe de Estado. Aqueles que deram foram, ao contrário do acontecido por aqui, exemplarmente punidos. Impossível pensar num 8 de janeiro em Buenos Aires como vivemos em Brasília.

É verdade que não temos motivos para invejar a beleza do tango porque nossa música está em outro patamar, assim como o doce de leite, a carne, a literatura etc. Basta apreciá-los como merecem.

Assim como o futebol, escola tão boa como a nossa, de Alfredo Di Stéfano, Diego Maradona e Lionel Messi.

Ainda temos duas Copas do Mundo a mais além do Rei Pelé, Mané Garrincha, Romário, os Ronaldos, tantos.

Já a festa feita no reformado Monumental de Núñez, agora com capacidade de 83 mil hinchas, o maior da América do Sul, para receber o primeiro jogo dos campeões no Qatar, foi sim invejável.

Além de ter sido muito legal ver como o SporTV tratou o evento, sem economizar elogios aos nossos principais rivais.

Reconhecer a façanha do tricampeonato, a excelência e a genialidade de Messi, faz justiça à epopeia vivida na Copa de 2022 e significa um passo adiante para superar a frase do sociólogo argentino Pablo Alabarces, da Universidade de Buenos Aires: "Os brasileiros amam odiar os argentinos, enquanto os argentinos odeiam amar os brasileiros".

Seguiremos peleando pelos gramados do Planeta Bola e será mesmo muito melhor se cada um olhar com o respeito devido a cada outro.

E vejam a rara leitora e o raro leitor que houve um momento no jogo, contra o time B do Panamá, mais famoso pelo canal que pelo futebol, capaz de transformar a inveja em despeito: o jogo chegava aos 60 minutos e 80 mil torcedores não haviam gritado gol nenhuma vez, porque Messi batia faltas nas traves, porque o goleiro panamenho fazia com gosto o papel de estraga-prazeres e o vinho de Mendoza estava a meia hora de virar sangria.

Daí aconteceu o gol do desafogo na segunda cobrança do ET devolvida pelo travessão para Almada abrir o placar e, dez minutos depois, outro para coroar a ocasião, de Messi, em nova cobrança de falta, para celebrar o 800° gol de sua impecável carreira.

Como inveja pouca é bobagem, terminado o jogo, Messi discursou, o técnico Lionel Scaloni discursou, todos os jogadores apareceram com suas mulheres, filhas e filhos, réplicas da taça nas mãos e deram a volta olímpica —fizeram, enfim, tudo a que tinham direito.

Comemoração incomparavelmente mais tocante que a do tri brasileiro em 1970, e aí a explicação é singela: como nós, brasileiros, os argentinos vivem, com todas as dificuldades enfrentadas depois de governos ditos neoliberais, em plena democracia.

É a leveza dos ares da liberdade que permite aos povos festejar sem medo de serem felizes.

Viva Francisco, Ricardo Darín, Carlos Gardel, Astor Piazzolla, Di Stéfano, Maradona e Messi.

E o dulce de leche!

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.