Juca Kfouri

Jornalista, autor de “Confesso que Perdi”. É formado em ciências sociais pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Juca Kfouri
Descrição de chapéu Campeonato Brasileiro

Campeonato começa muito mal

Entre os paulistas, coube ao Corinthians o primeiro clássico do Brasileiro de 24

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O São Paulo tropeçou, em casa, no Fortaleza, o Bragantino ganhou um ponto contra o Fluminense, no Rio e o Corinthians teve o candidato ao título Atlético Mineiro pela frente, em Itaquera.

A estreia de um dos favoritos, o Palmeiras, em Salvador contra o Vitória, dado o horário tardio, ficará para depois.

Mesmo contra dez atleticanos durante todo o segundo tempo porque o assoprador de apito expulsou o argentino Battaglia nos acréscimos dos primeiros 45 minutos, o Corinthians pouco fez para ganhar o jogo e o horroroso 0 a 0 ficou no placar até o fim, em jogo de 14 cartões amarelos, um deles, é claro, para Fagner.

Jemerson (Atlético-MG) e Yuri Alberto (Corinthians) em disputa de bola na primeira rodada do Campeonato Brasileiro, na Neo Química Arena
Jemerson (Atlético-MG) e Yuri Alberto (Corinthians) em disputa de bola na primeira rodada do Campeonato Brasileiro, na Neo Química Arena - Carla Carniel - 14.abr.2024/Reuters

Se olharmos para as arbitragens em Itaquera e no Serra Dourada, em Goiânia, no jogo em que o Flamengo venceu o Atlético Goianiense por 2 a 1, motivos de preocupação não faltarão para o correr do campeonato.

Não bastasse, o gramado do Serra Dourada, que era o melhor do Brasil quando inaugurado, em 1975, está um areião, verdadeiro absurdo que a Casa Bandida do Futebol não dá jeito, porque seus dirigentes não estão nem aí para a qualidade do espetáculo.

Para quem viu a 32ª rodada da Premier League, ver a primeira do Campeonato Brasileiro dá um tremendo desânimo, porque prova escarrada de que nosso futebol é de terceira até mesmo em aspectos que poderia não ser, como na questão das arbitragens e dos gramados.

A dos gramados, registre-se, a Federação Paulista de Futebol conseguiu resolver.

A CBF, envolvida em denúncias de assédio moral e sexual, tem assuntos mais urgentes para resolver.

Mulheres corajosas

As jogadoras do Palmeiras, do Kindermann, do Corinthians, da Ferroviária, do São Paulo e do Botafogo mostraram mais uma vez a coragem que falta aos jogadores brasileiros ao protestar contra tábula rasa feita pelo Santos que recontratou um treinador 19 vezes denunciado por assédio sexual e moral, como os cartolas da CBF.

A nova diretoria santista é uma vergonha.

De joelhos

Preparem suas joelheiras, rara leitora e raro leitor, para ver de joelhos o embate que já virou clássico entre Manchester City e Real Madrid, nesta quarta-feira (17), para decidir quem irá às semifinais da Champions.
Não haverá nada mais espetacular para fazer nesta semana.

O City, por sinal, assumiu a liderança da Premier League num fim de semana perfeito em que Arsenal e Liverpool perderam em casa para times menores e deixaram o caminho livre para os Cidadãos conquistarem o tetracampeonato seguido inédito na História de 135 anos do Campeonato Inglês.

Os merengues serão campeões pela 36ª vez em 95 anos de Campeonato Espanhol.

O militante discreto

"Uma Enciclopédia nos Trópicos — Memórias de um Socioambientalista" conta a história de Beto Ricardo, do Instituto Socioambiental, ONG que Ailton Krenak descreve como fortaleza civil contra a desinformação sobre os indígenas no Brasil, animando o debate público com mapas e dados de qualidade. Militante discreto e solidário, mas firme, Beto teve participação destacada em momentos decisivos, como a mobilização que rendeu um capítulo inteiro na Constituição de 1988 sobre a questão indígena.

Em poucas palavras, Marcelo Leite não poderia ter sido mais feliz ao descrever, na Ilustríssima, o antropólogo Beto Ricardo, brasileiro raro, o melhor e mais destacado aluno da Faculdade de Ciências Sociais da USP do início dos anos 1970. E que merece um São Paulo melhor que o atual…

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.