Julianna Sofia

Jornalista, secretária de Redação da Sucursal de Brasília.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Julianna Sofia
Descrição de chapéu Previdência

Em dois tempos

Votar remendo de reforma da Previdência neste ano será desperdício de capital político

Difícil prefigurar a votação de uma reforma forçosa e impopular como a da Previdência ainda neste ano, sob o signo de um Congresso de inúmeros derrotados nas urnas. Não é por menos que líderes partidários despejam ceticismo sobre as pretensões temer-bolsonaristas de aprovar até dezembro alguma mudança nas regras das aposentadorias e pensões.

O presidente e seu sucessor deverão discutir na próxima semana, no primeiro encontro que terão após as eleições, o destino da reforma previdenciária. Para Michel Temer, qualquer remendo avalizado em 2018 pelo Parlamento incrementará sua avariada biografia presidencial. Para Jair Bolsonaro, uma investida nesse sentido é aposta de risco.

O ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, e o deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), futuro titular da pasta no governo Bolsonaro - Pedro Ladeira/Folhapress

A proposta do futuro governo, que prevê alterar normas do atual modelo de repartição e criar um regime de capitalização para gerações futuras, carece de detalhamento. Ao passo que excedem informações desencontradas e por vezes desautorizadas por Bolsonaro. Militares serão submetidos às mudanças? A desvinculação do salário mínimo entrará no debate? Qual será a idade mínima a ser defendida? Incorporará uma nova contribuição para financiar o sistema? Aceitará alguma das alternativas sugeridas no estudo do economista Armínio Fraga?

Definições importantes que precisam passar pelo custoso processo de convencimento de parlamentares e da população, restando menos de dois meses para o encerramento dos trabalhos legislativos. Além disso, outras prioridades, como a intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro e a votação do Orçamento de 2019, acabariam sendo relegadas a segundo plano. 

Entre tapas e beijos, o novo governo faz o cálculo político e é improvável que se aventure se sentir algum cheiro de derrota no ar. 

No mais, aprovar uma reforma em dois tempos, um arremedo agora e, mais à frente, uma mudança que de fato enderece a complexidade do problema, sugere incineração de capital político. 

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.