Julio Abramczyk

Médico, vencedor dos prêmios Esso (Informação Científica) e J. Reis de Divulgação Científica (CNPq).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Julio Abramczyk

A segurança das crianças nos automóveis

Sistemas de contenção, como assento elevado e bebê conforto, ajudam a salvar vidas

Comemora-se amanhã, em todo o território nacional, o Dia da Criança. Essa importante data também deve lembrar os pais da necessidade de reavaliar os assentos de segurança para seus filhos nos automóveis.

Na Semana Nacional sobre Segurança das Crianças em Automóveis, realizada nos EUA, os CDC (Centros para o Controle e Prevenção de Enfermidades) lembraram que os acidentes com os carros são uma das principais causas de morte de crianças naquele país.

Em 2016 foram registradas 723 mortes de crianças com menos de 12 anos; quase 130 mil sofreram ferimentos. No mesmo ano, o uso de sistemas de contenção nos assentos dos autos salvou a vida de 328 crianças de até quatro anos de idade.

Pelas nossas normas de trânsito, os bebês de até um ano de idade devem ser transportados no banco de trás em bebê conforto, de costas e com cinto afivelado.

Crianças entre um e quatro anos devem ficar na cadeirinha presa com o cinto e no banco traseiro; aquelas com entre quatro e sete anos e meio devem utilizar um assento de elevação no banco de trás. Dos sete e meio aos dez as crianças devem usar apenas o cinto de segurança do banco de trás.

Somente a partir dos dez anos de idade as crianças podem sentar no banco da frente — sempre com cinto de segurança.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.