Julio Abramczyk

Médico, vencedor dos prêmios Esso (Informação Científica) e J. Reis de Divulgação Científica (CNPq).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Julio Abramczyk

Vacina evita propagação da gripe

Campanha de vacinação começou na quarta (10); este ano, 55 pessoas morreram da doença

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Cerca de 50 casos de gripe foram diagnosticados em São Paulo até o dia 23 de março. Em todo o território nacional 255 pessoas tiveram a virose que provocou 55 mortes, segundo o Ministério da Saúde.

A sempre observada explosiva disseminação do vírus responsável pela gripe nos ônibus lotados e nas plataformas do metrô mostra a importância das campanhas anuais de aplicação da vacina contra a doença.

Idosa recebe vacina
Idosos fazem parte do grupo prioritário a ser vacinado - Adriana Toffetti/A7 Press/Agência O Globo

A deste ano começou na quarta (10). Na primeira fase, devem receber a imunização gestantes, mulheres que deram à luz há até 45 dias e crianças de 6 meses até 5 anos de idade. A partir de 22 de abril, idosos, profissionais de saúde, pessoas com doenças crônicas e outros grupos passam a ser o público-alvo. A campanha vai até 31 de maio.

A previsão é vacinar 58 milhões de pessoas nos 41 mil postos de vacinação que devem dispor de cerca de 63 milhões de doses da vacina antigripal.

O agente causador da gripe (influenza) predominante neste ano é o vírus subtipo A H1N1, com 162 casos e 42 óbitos relatados em março. 

No Amazonas, os 118 casos provocaram 33 mortes e a população local já está sendo vacinada desde o mês passado.

A orientação do Ministério da Saúde para os casos graves de gripe e da síndrome respiratória aguda é tratar os sintomas desde o início com o uso do antiviral oseltamivir.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.