Julio Abramczyk

Médico, vencedor dos prêmios Esso (Informação Científica) e J. Reis de Divulgação Científica (CNPq).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Julio Abramczyk

Domingo é dia da luta contra HIV

Potencial de contágio é três vezes maior em quem tem herpes genital

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Dia 1º de dezembro é o Dia Mundial da Aids, anualmente lembrado pela Organização Mundial da Saúde para destacar a importância da luta contra a epidemia pelo HIV.

Especialistas em DST (doenças sexualmente transmissíveis) explicam que nos últimos dez anos significativos avanços no controle do contágio pelo HIV foram alcançados. Entre eles, o tratamento antirretroviral, a profilaxia pré-exposição ao vírus em atividade sexual e a circuncisão voluntária em adultos —a circuncisão em recém-nascidos faz parte da religião judaica e esta prática também é comum na religião muçulmana.

Estudante com mensagem pintada no rosto para campanha de conscientização do Dia Mundial de Combate à Aids
Estudante com mensagem pintada no rosto para campanha de conscientização do Dia Mundial de Combate à Aids - Ajay Verma/Reuters

Entretanto, a possibilidade de riscos de contaminação pelo HIV permanecem. Estudo recente, publicado na revista The Lancet Infectious Diseases, mostra que potencial contágio pelo HIV é triplicado em portadores do herpes genital.

Para a professora Ketharine J. Looker e colaboradores do estudo, há uma forte associação biológica entre as infecções pelo HIV e pelo herpes genital. O herpes aumenta a susceptibilidade para contágio pelo HIV, e a presença do HIV estimula a contaminação pelo herpes.

Dessa forma, intervenções visando a prevenção do herpes genital podem contribuir  de forma efetiva na luta contra o HIV.

Vacinas, novos antivirais ou microbicidas têm o potencial de reduzir a incidência de úlcera genital com a provável possibilidade de impedir a transmissão das infecções pelo HIV, segundo os especialistas.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.