Julio Abramczyk

Médico, vencedor dos prêmios Esso (Informação Científica) e J. Reis de Divulgação Científica (CNPq).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Julio Abramczyk

Os riscos do controle de multidões

Em altas concentrações, gás lacrimogêneo pode causar lesões permanentes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em todos os países do mundo, independentemente da política local, é dada pouca atenção às possibilidades de comunicação com os populares em situações de possível violência entre a polícia e o público.

Nestes eventos, ganham destaque não só o gás lacrimogêneo mas também os canhões de jatos de água, projéteis de borracha e spray de pimenta, esclarece Rohini J. Haar na revista BioMed Central (BMC), editada no Reino Unido.

Considerada “não letal”, a irritação provocada pelo gás lacrimogêneo pode resultar em graves consequências para a saúde, explica Haar.

Centenas de índios de várias etnias que faziam protesto em frente ao Congresso Nacional entram em confronto com a polícia após tentarem invadir o prédio do Congresso. A polícia legislativa e a tropa de choque da PM usaram bombas de gás lacrimogêneo e balas de borracha para tentar dispersar os indígenas
Centenas de índios de várias etnias que faziam protesto em frente ao Congresso Nacional entram em confronto com a polícia após tentarem invadir o prédio do Congresso. A polícia legislativa e a tropa de choque da PM usaram bombas de gás lacrimogêneo e balas de borracha para tentar dispersar os indígenas - 25.abr.2017 - Pedro Ladeira/Folhapress

Os danos são temporários quando o gás está em baixas concentrações, mas, do contrário, pode provocar lesões permanentes no sistema respiratório.

Para a Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, não há concentração mínima segura do gás lacrimogêneo para a saúde.

Em relação a outras medidas para o controle de multidões, Haar fez uma revisão de 31 estudos de 11 países no qual participaram 5.131 pessoas que sofreram ferimentos. Duas delas morreram e 58 passaram a sofrer de deficiência permanente.

Os projéteis provocaram 231 ferimentos —27% deles resultaram em ferimentos na cabeça e/ou perda de visão.

Rohini J. Haar conclui que grande parte das consequências do controle agressivo das multidões poderia ser evitada pela comunicação aberta entre os manifestantes e a comunidade, além da prisão de indivíduos violentos.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.