Julio Abramczyk

Médico, vencedor dos prêmios Esso (Informação Científica) e J. Reis de Divulgação Científica (CNPq).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Julio Abramczyk
Descrição de chapéu Coronavírus

A importância da máscara facial

Atendidos por pessoas com Covid-19 e de máscara, clientes não tiveram sintomas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O uso correto da máscara pode reduzir a propagação do novo coronavírus e é uma das melhores contribuições da população para o controle da pandemia. Lavar as mãos com água e sabão por 20 segundos e manter hábitos de higiene também contribuem de forma efetiva para o controle da disseminação da infecção.

O importante papel da máscara para o controle da pandemia é apresentado na pesquisa Morbidity and Mortality Weekly Report, do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, pelo médico M. Joshua Hendrix e colaboradores.

Cento e trinta e nove pessoas foram expostas a dois cabeleireiros portadores de Covid-19 confirmados e sintomáticos de um salão de beleza da cidade de Springfield, Missouri. Tanto os profissionais quanto os clientes usavam máscaras. Nenhum dos clientes apresentou sintomas.

Os exames realizados em 67 clientes foram negativos. Os demais se recusaram ao exame, por não terem sintomas. Os profissionais e os clientes seguiram a determinação da lei da cidade sobre o uso de máscara durante o atendimento dentro do estabelecimento.

A idade média dos clientes era de 52 anos, 56,8% eram do sexo masculino e o tempo do serviço variou de 15 a 45 minutos. Quase todos os clientes (98,1%) e os profissionais usaram máscaras. Os demais clientes não lembravam.

A cobertura facial dos clientes constou de máscaras de pano, 47,1%; máscaras cirúrgicas, 46,1%; do tipo N95, 4,8%; 1,9% não sabia de que tipo era a máscara.

Para os autores, os achados na pesquisa apoiam o papel do controle da fonte de infecção na prevenção da transmissão e colaboram para o efetivo desenvolvimento de políticas de saúde pública durante a pandemia de Covid-19.

Os autores citam dados ainda não publicados de C. T. Leffler, da Virginia Commonwealth University, referentes a países que não recomendaram o uso de máscaras faciais. Nesses países, a mortalidade relacionada à Covid-19 aumentou a cada semana em 54,3%.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.