Julio Abramczyk

Médico, vencedor dos prêmios Esso (Informação Científica) e J. Reis de Divulgação Científica (CNPq).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Julio Abramczyk
Descrição de chapéu Coronavírus

Credibilidade é o melhor remédio

Estudo aponta relação entre redes sociais e desinformação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em tempos de pandemia, a credibilidade de uma informação sobre saúde é o melhor remédio. Ela realmente é um poderoso medicamento porque ajuda a controlar a disseminação da doença e suas graves consequências.

As causas do conhecimento inadequado sobre a Covid-19, estudadas por uma equipe da Universidade McGill, uma das principais universidades do Canadá, estão relacionadas a pessoas que recebem informações apenas pelas mídias sociais.

Por outro lado, leitores da mídia tradicional são mais propensos a seguir as recomendações da saúde pública.

Aengus Bridgman e colaboradores analisam, na revista Misinformation Review, os efeitos da desinformação e consequentes percepções errôneas das notícias.

Os pesquisadores concluem que plataformas como Twitter e Facebook estão se transformando nas principais fontes dessas notícias e desinformação em todo o mundo, Canadá inclusive.

Em relação à pandemia de Covid-19, mostram a contribuição das mídias sociais para as percepções errôneas da população. O oposto ocorre na mídia tradicional porque ela reforça as recomendações da saúde pública, entre elas o distanciamento social, que visa impedir a disseminação do novo coronavírus. Abraços devem ser evitados, nas filas é necessária distância entre as pessoas e, principalmente, evitar as aglomerações.

A pandemia de Covid-19 vem lamentavelmente acompanhada pela denominada “infodêmica”, a disseminação global de desinformação, um grave problema para a saúde pública.

Infodêmicas são notícias falsas ou enganosas disseminadas pelos meios de comunicação em suas mais diferentes formas e podem alcançar a capacidade de alterar padrões de transmissão e a letalidade de uma pandemia.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.