Julio Abramczyk

Médico, vencedor dos prêmios Esso (Informação Científica) e J. Reis de Divulgação Científica (CNPq).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Julio Abramczyk

A importância do isolamento social na luta contra doenças

Esta medida, simples e prática, evita a transmissão dos novos coronavirus de pessoa a pessoa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O isolamento social recomendado pelas autoridades sanitárias para evitar a contaminação pela Covid-19 não é somente mais uma das medidas contra a disseminação do novo coronavirus.

Terence Chorba, do CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA), descreve na revista Emerging Infections Diseases a contribuição do isolamento social, por ele também denominado de distanciamento social, como forma efetiva para o controle de muitas doenças ao longo dos séculos.

Esta medida, simples e prática, evita a transmissão dos novos coronavirus de pessoa a pessoa.

Entretanto, entre os vários bons exemplos, o autor tropeça nos tempos bíblicos com a "lepra" (hanseníase).

Naqueles tempos, segundo o professor Abrahão Rotberg, autoridade internacional em hanseníase, o que era denominado "lepra" como as alterações da pele e couro cabeludo observadas naquela época, corresponderia mais a parasitoses, piodermites, psoríase, vitiligo e pênfigo do que à própria hanseníase.

Já no século 14, em tempos de peste, os navios e viajantes suspeitos de portar a doença ficavam isolados nos portos italianos por 40 dias, o que deu origem ao termo quarentena como medida de isolamento.

Terence Chorba lembra ainda que o isolamento observado em pandemias anteriores tornou possível a mentes privilegiadas produzir obras primas.

O autor lembra da peste entre os anos de 1603 e 1613, quando o dramaturgo inglês William Shakespeare (1564-1616) aproveitou o tempo nos bloqueios intermitentes e deixou para a humanidade obras como "Rei Lear" e "Antônio e Cleópatra".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.