Julio Abramczyk

Médico, vencedor dos prêmios Esso (Informação Científica) e J. Reis de Divulgação Científica (CNPq).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Julio Abramczyk

O controle da pandemia está próximo

Vacinas devem chegar, mas, por enquanto, a prevenção ainda reside no uso de máscara e no distanciamento social

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Os caminhos para o controle de doenças que provocam epidemias podem ser diferentes, mas são eficientes.

Para a contenção do HIV —o vírus da imunodeficiência humana que causa a Aids, síndrome da imunodeficiência adquirida— até hoje não temos uma vacina. Contudo, o tratamento atual afastou as suas fatais consequências.

A vacina contra a poliomielite conseguiu dominar a disseminação da paralisia infantil, apesar de não existir, até os dias de hoje, tratamento para a doença.

Para o controle da atual pandemia de Covid-19 já temos vacinas. O tratamento, ainda inexistente, virá com mais pesquisas dos cientistas.

No início da disseminação do novo coronavírus, que recebeu o nome de Sars-CoV-2, empresas especializadas em detectar fraudes pela internet chamaram a atenção para sites com ofertas falsas de vacinas que ainda não existiam.

Atualmente a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) analisa uma vacina desenvolvida na China e que tem a colaboração do Instituto Butantan, de São Paulo, para possivelmente ser empregada. Essa imunização não é a única em testes no país, contando com a companhia de outras três, até o momento.

Enquanto o governo federal, em colaboração com os governos estaduais e municipais, não iniciar as medidas de prevenção contra a Covid-19 vacinando a população, a forma estabelecida pelas autoridades sanitárias internacionais para retardar a propagação da virose entre as pessoas é evitar aglomerações, usar máscara facial, lavar corretamente as mãos com água e sabão e permanecer em casa sempre que possível.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.