Julio Abramczyk

Médico, vencedor dos prêmios Esso (Informação Científica) e J. Reis de Divulgação Científica (CNPq).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Julio Abramczyk

O álcool em gel e a água e sabão

Houve época, já superada, em que cirurgiões, antes de operar, colocavam suas mãos em bacias com álcool e iodo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Felizmente muitas pessoas andam pela cidade com uma pequena garrafa de álcool em gel nas mãos. Parece moda, mas é uma positiva medida espontânea da população para a eventual dificuldade em lavar as mãos com água e sabão.

Devemos sempre, recomendam as principais autoridades em infectologia, manter as mãos higienizadas nestes tempos de pandemia. Principalmente, destacam, depois de usar o corrimão da escada ou apoiar as mãos no assento de um ônibus durante o transporte.

Mas a medida principal para as mãos é sempre que possível preferir lavá-la com água e sabão esfregando bem por pelo menos 30 segundos. É o que médicos fazem nos centros operatórios, antes das cirurgias, para higienizar as mãos.

Álcool em gel é passado na mão de cliente em loja
Álcool em gel é passado na mão de cliente em loja - Zanone Fraissat/Folhapress

Houve uma época, já superada, em que os cirurgiões, antes de operar os doentes, colocavam suas mãos em bacias com álcool e iodo para higienizá-las, uma forma antiga para evitar contaminação de pacientes por bactérias no ato operatório.

Como referiu Andrew P. Golin no American Journal of Infection Control, uma das maneiras para prevenir a propagação do vírus Sars-CoV-2, como com os patógenos contagiosos anteriores, é a lavagem frequente e eficaz das mãos.

Além disso, é importante usar desinfetantes à base de álcool para inativar o vírus que eventualmente possa estar em superfícies inanimadas, como metal, vidro e plástico.

E quando a lavagem das mãos naquele momento não for possível, a simpática garrafinha de álcool em gel garantirá a higiene das mãos.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.