Julio Abramczyk

Médico, vencedor dos prêmios Esso (Informação Científica) e J. Reis de Divulgação Científica (CNPq).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Julio Abramczyk

A droga que trata Covid-19 não substitui a vacina

Primeiro remédio para tratar o novo coronavírus foi desenvolvido pelo laboratório Pfizer e deve ser indicado nos primeiros sintomas da virose

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

As boas novas para o Natal deste ano indicam o início do uso de medicamentos para o efetivo tratamento da Covid-19.

Brevemente teremos comprimidos de Paxlovid, cujo emprego nos Estados Unidos foi autorizado pelo FDA (Food and Drug Administration) na quarta-feira (22). O FDA tem atuação equivalente à Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária).

O remédio Paxlovid desenvolvido pela Pfizer foi autorizado para o uso emergencial nos Estados Unidos - Handout/Reuters

Este primeiro e verdadeiro remédio para tratar o novo coronavírus foi desenvolvido pelo laboratório Pfizer.
Tem indicação para pessoas vulneráveis pela idade ou doenças e o tratamento deve ser iniciado quando surgem os primeiros sintomas da virose.

Os resultados do tratamento de 2.246 pacientes foram apresentados e aprovados pelo FDA, mas ainda não foram publicados em revistas médicas da área da infectologia.

O tratamento, segundo comunicado do laboratório, consta de 30 comprimidos tomados via oral, duas vezes ao dia, durante cinco dias. São 2 comprimidos de Paxlovid e 1 comprimido de Ritonavir.

A nova droga atua bloqueando as enzimas que o vírus emprega para replicar seu material genético e o Ritonavir tem por função impedir a ação do organismo para desativar o Paxlovid. Ela pode apresentar efeitos colaterais, como alteração do paladar, diarreia, hipertensão e dores musculares.

O Paxlovid, segundo o FDA, não está autorizado para uso na prevenção da infecção pela Covid-19 e não substitui a vacinação ou as doses de reforço das vacinas.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.