Julio Abramczyk

Médico, vencedor dos prêmios Esso (Informação Científica) e J. Reis de Divulgação Científica (CNPq).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Julio Abramczyk

Os futuros da educação

Questão da educação não se esgota com o retorno às aulas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A preocupação das pessoas responsáveis não é apenas com a vacinação contra a Covid necessária e importante para as crianças. É, também, com a educação das novas gerações.

Os atuais problemas da educação são avaliados pelo dossiê "Os Futuros da Educação: aprendendo a solidarizar-se", que acaba de ser publicado na Revista Lusófona de Educação.

O documento reúne contribuições de educadores e intelectuais de centros de estudos com diferentes tendências de várias partes do mundo.

Professora e alunos em Portugal
Professora e alunos em Portugal - Patricia de Melo Moreira/AFP

O professor Célio da Cunha, da Universidade Católica de Brasília, na nota introdutória ao dossiê, mostra que a essencialidade da educação não se esgota com o retorno às aulas. Para ele, a crise do novo coronavírus aponta para um novo paradigma, um novo caminho a ser trilhado.

Ele destaca que se relaciona com a formação humana em tempos da ideologia do negacionismo, que se opõe ao esforço das ciências médicas e farmacológicas.

Os temas abordados pelo dossiê são o novo papel das universidades para não ceder ao reducionismo utilitário, a neurociência no futuro da formação docente e a criação de espaços para propostas alternativas, entre outros.

O professor Célio da Cunha também destaca o Relatório da Unesco para os futuros da educação, como o "aprender a crescer", em fase final de elaboração, que considera uma reflexão que se junta aos caminhos sugeridos pela pedagogia de Paulo Freire, neste ano do seu centenário.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.