Julio Abramczyk

Médico, vencedor dos prêmios Esso (Informação Científica) e J. Reis de Divulgação Científica (CNPq).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Julio Abramczyk

Os desafios para uma educação básica de qualidade

Entre as necessidades estão melhorar a gestão, a infraestrutura das escolas e o aperfeiçoamento dos professores

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Uma educação básica de qualidade é importante para as gerações atuais e futuras e ajudará a impulsionar o desenvolvimento social e econômico do país. 

Mas somente com uma política de Estado permanente e estável, explica o professor Célio da Cunha, o país poderá vencer o desafio da educação nacional para a inclusão com qualidade para a população. Cunha é assessor especial da Unesco para a Educação e professor da UnB e da Universidade Católica de Brasília.

Entre os atuais desafios, ele destaca a necessidade de melhorar a gestão, a infraestrutura das escolas e o aperfeiçoamento dos professores. 

A responsabilidade pelo futuro da educação básica está a cargo dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. Por isso, o estabelecimento de regras e políticas de cooperação entre essas instâncias são urgentes.

Em recente entrevista ao Correio Braziliense, o professor também referiu que nos últimos anos os investimentos em educação básica cresceram mais do que os da educação superior.

Dessa forma, se hoje o país conta com recursos de alto nível em várias áreas do desenvolvimento, deve isso aos avanços da educação superior. Mas fomentar disputa de recursos entre a educação básica e superior constitui um equívoco.

Segundo Cunha, educação e modernização caminham juntas. Em todas as regiões do país a escola está presente e a matrícula na pré-escola passa de 80%. O ensino fundamental está praticamente universalizado e o ensino médio teve expressiva expansão nos últimos anos. 

No ensino superior, há mais de 8 milhões de estudantes matriculados, e na pós-graduação o Brasil tem programas de excelência internacional.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.