Julio Abramczyk

Médico, vencedor dos prêmios Esso (Informação Científica) e J. Reis de Divulgação Científica (CNPq).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Julio Abramczyk

As desagradáveis ondas de calor

O tratamento hormonal para menopausa motiva debates na área médica

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Os costumes podem mudar de tempos em tempos, mas para as mulheres que alcançam a meia-idade é quase permanente aparecerem as desagradáveis ondas de calor da menopausa, uma fase exclusiva da vida do sexo feminino.

No tratamento das ondas de calor e de outros problemas da menopausa tem sido empregado o tratamento hormonal. Entretanto, desde a sua introdução, tem sido motivo de debates na área médica.

Mulher vista de costas com um copo de bebida com um canudo dentro apoiado em uma mesa
Mulher se refresca do calor na França - Thibaud Moritz - 16.jun.2022/AFP

Para a médica Dolores Pardini, da Unifesp/Escola Paulista de Medicina, em trabalho publicado na revista Arquivos Brasileiros de Endocrinologia e Metabologia, alguns estudos indicam risco de câncer de mama.

A incidência de efeitos adversos do tratamento hormonal é baixo, e os riscos são cumulativos com o tempo de uso.

Por esse motivo, a Sociedade Norte-Americana de Menopausa anuncia, a intervalo de anos, uma declaração em relação ao tratamento da menopausa.

Nesta quinta-feira (7), na revista Menopause, órgão oficial da entidade, publicou a sua Declaração de Posição de Terapia Hormonal de 2022.

Inicialmente, ela afirma que revisou os dados existentes sobre terapias hormonais após a última declaração, em 2017, e concluiu que "o que não mudou é que a terapia hormonal continua sendo o tratamento mais eficaz para sintomas vasomotores e síndrome geniturinário da menopausa e demonstrou prevenir a perda óssea e fraturas".

Igualmente recomenda a estratificação de risco por idade e tempo desde a menopausa.

A declaração de 2022 também destaca que os benefícios da terapia hormonal superam os riscos para a maioria das mulheres com sintomas da menopausa e saudáveis, desde que com idade inferior a 60 anos e dentro de dez anos do início da cessação da menstruação.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.