Julio Abramczyk

Médico, vencedor dos prêmios Esso (Informação Científica) e J. Reis de Divulgação Científica (CNPq).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Julio Abramczyk

Uma grave doença assintomática

Especialistas recomendam exames de rotina para diagnóstico precoce de neurossífilis

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Desde a sua descoberta por Fleming em 1928 e após a Segunda Guerra Mundial, quando foi introduzida no arsenal terapêutico da população, a penicilina teve seus momentos de glória.

Serviu de forma intensa até para o tratamento desnecessário da gripe, mas resolveu, na época, o problema da disseminação da sífilis no Brasil.

Coleta para teste de sífilis e HIV, em São Paulo - Rivaldo Gomes - 26.ago.2020/Folhapress

Com o tempo, surgiram novos e melhores antibióticos, mas a penicilina permanecia útil apenas no tratamento da sífilis. E mesmo com os muitos anos passados, ainda é a principal indicação para a doença.

Atualmente, a mudança de costumes nas relações entre os sexos, iguais ou diferentes, permitiu à Organização Mundial da Saúde avaliar que, globalmente, mais de 1 milhão de doenças são transmitidas sexualmente, com destaque para clamídia, blenorragia e sífilis.

No caso da sífilis, seu agente causador, a bactéria Treponema pallidum, tem sido diagnosticada junto com o vírus do HIV.

Recentemente, Claudio Queniti Hirai e colaboradores da Universidade Estadual de Maringá, no Paraná, relataram na revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical estudo sobre a presença concomitante das duas afecções em pacientes.

Recomendam, por isso, exames laboratoriais de rotina para o diagnóstico precoce de infecções assintomáticas de neurossífilis.

Ricardo Nitrini e colaboradores do Hospital das Clínicas de São Paulo relatavam, já em 2010, na revista Demência e Neuropsicologia, a presença de várias síndromes neuropsiquiátricas provocadas pela sífilis não tratada: a neurossífilis, consequência em áreas onde o diagnóstico e o tratamento da sífilis não são efetuados.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.