Latinoamérica21

www.latinoamerica21.com é uma mídia pluralista comprometida com a disseminação de informações críticas e verdadeiras sobre a América Latina.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Latinoamérica21
Descrição de chapéu LATINOAMÉRICA21

Como ficam as relações Colômbia-EUA na era Biden

Há três cenários possíveis: um de continuidade, um de pressões e mudanças, e um intermediário

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Martha Ardila

Doutora em ciências políticas e relações internacionais, professora e pesquisadora da Universidade Externado da Colômbia (Bogotá)

A Colômbia tem sido tradicionalmente um aliado incondicional dos Estados Unidos, independentemente de o hóspede da Casa Branca ser republicano ou democrata.

Essa acomodação ideológica e/ou pragmática com a potência do norte –o principal parceiro comercial da Colômbia, o maior investidor e o país de residência de 2.643.178 colombianos– depende, no entanto, das preferências dos tomadores de decisão, bem como das elites políticas governantes.

Nos últimos anos, porém, a relação entre Donald Trump e Iván Duque foi mais forte e acabou rompendo essa tradição bipartidária.

O presidente da Colômbia, Iván Duque, e o então presidente dos EUA, Donald Trump, cumprimentam-se nas Nações Unidas, em Nova York
O presidente da Colômbia, Iván Duque (esq.), e o então presidente dos EUA, Donald Trump, cumprimentam-se nas Nações Unidas, em Nova York - Nicholas Kamm - 25.set.2018/AFP

Funcionários do governo colombiano apoiaram a reeleição de Trump e a candidatura de Mauricio Claver-Carone à presidência do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), o que gerou mal-estar entre os líderes democratas e latino-americanos.

Apesar do fato de que a Constituição de 1991 procurou fortalecer a integração da Colômbia com a América Latina e o Caribe, os Estados Unidos continuaram a ser o principal ponto de referência para desenhar as diretrizes externas colombianas.

Nesse sentido, há uma triangulação das relações internacionais com a Venezuela, a China e Cuba em questões como migração, drogas e multilateralismo.

Apesar deste "Respice Polum" (olhar para o norte), a relação com a China continua se fortalecendo.

É o segundo maior parceiro sócio-comercial da Colômbia, e os investimentos em infraestrutura têm aumentado, como evidenciado pela concessão do metrô de Bogotá à China Harbour Engineering Company Limited (Chec) e à Xi'An Rail Transportation Group Company Limited.

Desde a pandemia, os laços com a Coreia e a Alemanha também foram fortalecidos por meio da cooperação.

As mudanças ocorridas nos últimos meses representam uma reformulação das relações entre a Colômbia e os Estados Unidos.

O novo presidente dos EUA, Joe Biden, demonstrou que sua administração está adotando uma abordagem diferente para questões como a democracia e, portanto, a implementação do acordo de paz e a proteção dos direitos humanos, a luta contra o tráfico de drogas e o crime transnacional, a resposta à crise na Venezuela, a expansão do comércio, a mudança climática e os direitos humanos.

No entanto, a falta de interesse na América Latina parece permanecer intacta, assim como a continuidade no esforço para recuperar a liderança em relação à China.

Três cenários possíveis nas relações com os EUA

Levando em conta essas considerações, são propostos três cenários possíveis para as novas relações entre a Colômbia e os Estados Unidos sob a administração Biden: continuidade, mudança e intermediário.

No primeiro cenário, de continuidade e nuances, os Estados Unidos concentrariam seus esforços na recuperação econômica interna e, em particular, na pandemia, ao mesmo tempo em que buscariam apoio para legitimar sua liderança.

Em sua relação com a Colômbia, enviaria mensagens de fortalecimento da democracia e diria que para a Casa Branca a opção militar de remover Nicolás Maduro não é válida.

Se concentraria nas questões de saúde pública e prevenção e alertaria sobre os riscos do uso do glifosato para combater os cultivos ilícitos.

Multilateralmente, e apesar de ter retornado à OMS (Organização Mundial da Saúde) e ao Acordo de Paris, ele buscaria aliados para suavizar o poder e a presença da China, particularmente na América Latina.

Esse seria um cenário mais retórico do que de ações em relação à Colômbia, o que faria as elites políticas dirigentes se sentirem confortáveis, representadas principalmente pelo Centro Democrático –partido liderado pelo ex-presidente Álvaro Uribe–, assim como as elites econômicas e as Forças Armadas.

Nesse contexto, a Colômbia fortaleceria suas relações comerciais, políticas e militares com os Estados Unidos, moderaria sua linguagem de confronto com o governo venezuelano e faria declarações retóricas a respeito dos imigrantes daquele país, como o Estatuto Migratório Temporário formulado há um mês.

No segundo cenário, de pressões e mudanças, os Estados Unidos exigiriam um maior compromisso com a democracia, maior independência judicial, obedecendo às decisões dos tribunais superiores, e, em matéria ambiental, ações que vão além da retórica do Pacto de Leticia, como é conhecido o acordo regional para proteger a bacia do rio Amazonas.

Quanto à Venezuela, o governo Biden proporia abertamente uma visão mais ampla que contemplasse o diálogo e pressionaria as organizações multilaterais a forçar Maduro a negociar uma transição, por meio de eleições livres.

Dada essa situação, a administração Duque seria forçada a reorientar a agenda bilateral com os Estados Unidos.

Ela deve fortalecer a democracia, a proteção dos direitos humanos e particularmente dos líderes sociais, bem como comprometer-se explicitamente com a implementação do acordo de paz, do qual o próprio presidente Biden fez parte.

Quanto ao seu relacionamento com a Venezuela, deveria moderar sua linguagem em relação ao governo de Maduro e reabrir alguns consulados. Bogotá não tem embaixador em Caracas desde 2018 e que em 2019 as relações diplomáticas entre os dois países foram rompidas, gerando um vácuo institucional.

Em troca, a Casa Branca continuaria a apoiar economicamente a administração de Duque para lidar com a presença dos quase 2 milhões de imigrantes venezuelanos em território colombiano.

Sobre a questão das drogas ilícitas, o Ministério da Defesa deveria se concentrar mais na prevenção e na saúde pública e implementar políticas trabalhistas, já que a pandemia de Covid reduziu as possibilidades de muitos camponeses de cultivar.

O terceiro cenário apresenta uma situação intermediária, que reuniria elementos dos dois anteriores, e é o mais provável que ocorra.

Tudo dependeria da evolução dos fatores internos e externos mencionados, mas, devido à abordagem conciliadora de Biden, ele não apostaria em mudanças radicais.

A margem de manobra, tanto para os Estados Unidos quanto para a Colômbia, variaria dependendo da questão. Para os primeiros, os elementos estruturais e institucionais pesam mais, enquanto para a Colômbia a vontade política, assim como as pressões externas e as elites domésticas, têm mais influência.

Por exemplo, para os Estados Unidos, a relação da Colômbia com Cuba não seria uma prioridade, mas por outro lado haveria apoio às negociações com os guerrilheiros do ELN (Exército de Libertação Nacional).

O mais razoável, nesse cenário mais pragmático, seria que o governo de Duque se distanciasse da ideologização de sua política externa, com uma agenda abrangente com os Estados Unidos e com ações específicas para os países com presença ascendente na Colômbia.

Tradução de Maria Isabel Santos Lima

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.