Latinoamérica21

www.latinoamerica21.com é uma mídia pluralista comprometida com a disseminação de informações críticas e verdadeiras sobre a América Latina.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Latinoamérica21
Descrição de chapéu LATINOAMÉRICA21

Como se apoderar do cenário político argentino com um punhado de votos

A última coisa que a Argentina precisa é jogar com extremos e apelar para o fanatismo de personagens violentos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Sandra Choroszczucha

Cientista política e professora da Universidade de Buenos Aires

Javier Milei, o polêmico personagem de direita surgido dos estudos de televisão e candidato a deputado pelo partido libertário Libertad Avanza, obteve 13,6% dos votos na cidade de Buenos Aires nas recentes eleições Primárias Abertas Simultâneas e Obrigatórias (Paso).

O partido político liderado por Milei, que afirma manter um "alinhamento quase natural" com Jair Bolsonaro e Donald Trump, tornou-se assim a terceira força mais votada na capital argentina, depois de Juntos por el Cambio (JxC) –formado pelo PRO (de Maurício Macri), pela Unión Cívica Radical (UCR) e por um setor do peronismo não kirchnerista– e a governante Frente de Todos (FdT) –formada por vários setores do peronismo e liderado pelo kirchnerismo.

Com um discurso cada vez mais recorrente, baseado em insultos, queixas, discriminação das mulheres e insultos a todos aqueles que não concordam com suas ideias, Milei alcançou um perfil "antipolítico", o que o levou inclusive a descrever toda a liderança política como uma "casta".

Frases como "não sei se os esquerdistas odeiam tomar banho, ou trabalhar com dados" ou "não fazer caridade com meu bolso, isso é fácil, com o traseiro de outras pessoas somos todos prostitutas" mostraram como o líder da Libertad Avanza exerce publicamente forte violência verbal.

O bom desempenho de Milei nas eleições internas, e com vistas às eleições gerais a serem realizadas em 14 de novembro, parece afetar seus concorrentes, especialmente considerando que, dentro da coalizão Juntos por el Cambio, outro candidato de perfil libertário, Ricardo López Murphy, do partido Republicanos Unidos, obteve apoio eleitoral significativo (11,2%) e projeta-se entre os pesquisadores de opinião que parte desses votos pode migrar para Milei.

O economista libertário argentino Javier Milei faz sinal positivo antes de dar aula de economia ao público na praça San Martin, em Buenos Aires
O economista libertário argentino Javier Milei faz sinal positivo antes de dar aula de economia ao público na praça San Martin, em Buenos Aires - Juan Mabromata - 19.out.2021/AFP

Às vezes é difícil entender o "fenômeno Milei", considerando que ele obteve cerca de 220 mil votos, concentrados em um único distrito. A figura controversa de Milei parece estar recebendo mais cobertura da mídia porque as lideranças da JxC estão muito preocupadas com o que vai acontecer com os votos que ele atraiu em Buenos Aires.

Provavelmente o mais preocupante não é a presença de um candidato com uma boa recepção na capital federal, que manifesta constantemente sua aversão aos políticos e à política, nem seus discursos atemporais, que, do ponto de vista mais simples, exigem que o Estado desapareça da galáxia. O que é realmente preocupante é que uma grande parte da classe dominante da Argentina parece determinada a se sintonizar com esse discurso.

À direita, o ex-presidente do PRO, Mauricio Macri, disse, aludindo a Milei: "Espero que nos encontremos para 2023" e "Sou um liberal da primeira hora e temos as mesmas ideias".

Enquanto isso, Horacio Rodríguez Larreta, chefe do governo PRO de Buenos Aires (a quem Milei disse em certa oportunidade "...como a porra do esquerdista que você é, você nem consegue engraxar os sapatos de um liberal, seu cagalhão. Posso te esmagar mesmo em uma cadeira de rodas"), está ocupado organizando encontros com jovens seguidores de candidato libertário.

Por sua vez, a atual presidente do PRO, Patricia Bullrich, mantém um excelente relacionamento e um diálogo muito fluido com Milei.

A pró-governo Frente de Todos também apresentou sem reservas uma reviravolta "muito Milei" logo após o anúncio dos resultados adversos das eleições primárias.

O novo gabinete do partido no poder nomeou Juan Manzur, um inimigo declarado das mulheres e dos direitos ao aborto, e um forte lobista dos laboratórios, como chefe de gabinete. Na segurança, Aníbal Fernández, que supostamente promoveu um banco de dados sobre ativistas sociais e políticos utilizados para espionagem, ressurgiu. E Julián Domínguez, um amigo da Sociedade Rural e da Igreja Católica, foi nomeado Ministro da Agricultura, Pecuária e Pesca.

Assim, Milei parece estar gerando um mundo de sensações covardes, reacionárias e violentas em ambos os lados da Argentina dividida.

Do ponto de vista da aritmética eleitoral é compreensível que, se Milei obtivesse uma alta porcentagem de votos na cidade de Buenos Aires, os candidatos da capital tentariam atrair seu voto nas eleições gerais.

Mas vale a pena perguntar se não seria mais honesto, mais digno e menos patético colocar um véu sobre a sequência de declarações incongruentes e violentas de Milei em vez de se juntar a seus discursos ou convidá-lo a se juntar a uma das duas coalizões que hoje monopolizam o poder político na Argentina.

Não é preciso ser economista ou especialista em nada para entender que o Estado em várias latitudes gera um estado de bem-estar confortável; ou para entender que a desregulamentação total da economia também causou estragos em várias nações, inclusive na Argentina.

Por outro lado, quem concorda que é correto que o Estado gaste recursos excessivos e que aqueles que governam administrem os recursos públicos de forma ineficiente e/ou desonesta? Ninguém.

Um Estado onipresente, que se intromete na vida privada dos cidadãos e que gasta mal ou rouba o que coleta por meio de seus impostos, nos faz um grande desserviço. E não precisamos de um Milei para entender isso.

Finalmente, vale a pena perguntar por que o foco está neste personagem reacionário, misógino e violento, que obteve o terceiro lugar nas primárias legislativas em apenas um distrito do país, quando a Frente de Esquerda e dos Trabaladores - Unidade na cidade de Buenos Aires ficou em quarto lugar, ao mesmo tempo em que ficou em terceiro na Província de Buenos Aires, a "mãe de todas as batalhas" (assim chamada porque é o distrito com mais eleitores) e o terceiro lugar em nível nacional.

Vivemos em uma democracia e é ótimo que haja eleitores com diferentes preferências, mas pode ser útil parar e refletir sobre certas questões que são apresentadas como máximas e talvez sejam mínimas, e lembrar que a última coisa que a Argentina precisa hoje é jogar com extremos e apelar para o fanatismo de personagens violentos.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.