Latinoamérica21

www.latinoamerica21.com é uma mídia pluralista comprometida com a disseminação de informações críticas e verdadeiras sobre a América Latina.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Latinoamérica21
Descrição de chapéu LATINOAMÉRICA21

Jeanine Áñez: vítima ou culpada?

Para alguns bolivianos, ela é um símbolo de democracia e resistência; para outros, de golpe de estado e morte

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

José Orlando Peralta Beltrán

Cientista político e membro do Centro de Investigação Política da Faculdade de Direito da Universidade Autônoma Gabriel René Moreno, em Santa Cruz de la Sierra (Bolívia)

A ex-presidente da Bolívia, Jeanine Áñez, será julgada neste ano pelo alegado delito de não cumprimento de deveres e resoluções contrárias à Constituição Política do Estado.

O processo será desenvolvido no âmbito de um Poder Judiciário que foi extremamente questionado pela opinião pública devido à sua dependência política e à constante interpelação à ex-presidente por setores alinhados ao partido MAS (Movimento ao Socialismo), que a acusam de ser uma líder golpista por assumir a Presidência em 2019 sem respeitar os procedimentos internos da Assembleia Plurinacional.

No entanto, deve-se ter em conta que Áñez assumiu a Presidência baseada em uma sentença constitucional e em um momento crítico devido à lacuna de governo, a fim de evitar um caos maior, na sequência da renúncia de Evo Morales e de todas as autoridades às quais correspondia a sucessão presidencial.

Esse acontecimento político continua polarizando a sociedade boliviana, e a questão permanece em aberto é: Áñez é vítima de um sistema judicial politicamente dependente do governo no poder ou culpada da morte de civis que se manifestavam a favor do ex-presidente Evo?

A então vice-presidente do Senado da Bolívia, Jeanine Áñez, que é loira e tem cabelos lisos e longos, discursa em La Paz depois de se proclamar a nova presidente interina do país; ela usa a faixa presidencial e segura um livro lilás com a mão esquerda
A então vice-presidente do Senado da Bolívia, Jeanine Áñez, discursa em La Paz depois de se proclamar a nova presidente interina do país - Aizar Raldes - 12.nov.2019/AFP

Vítima de um sistema judicial politizado?

Seis fatores devem ser levados em conta para compreender a ascensão de Áñez à Presidência de forma interina e o seu reconhecimento legal pela Assembleia Legislativa com maioria do MAS.

Primeiro, Evo violou a Constituição quando concorreu para um quarto mandato consecutivo em 2019, após um referendo que lhe negara a Presidência em 2016.

Segundo, os congressistas do MAS não participaram da sessão extraordinária da Assembleia convocada para resolver a lacuna de poder.

Terceiro, em 12 de Novembro de 2019, depois de Añez ter assumido a Presidência, o Tribunal Constitucional Plurinacional (TCP) deu o seu respaldo legal à sucessão no marco da Sentença Constitucional 0003/01 de 31 de julho de 2000, que se sustenta na "vaga" do presidente.

Quarto, Evo foi quem convocou a OEA (Organização dos Estados Americanos) para auditar as eleições.

Quinto, há as irregularidades do processo eleitoral de 2019, demonstradas pelos observadores da OEA.

E, por último, o Artigo 4º da Lei Excepcional para a Prorrogação do Mandato Constitucional das Autoridades Eleitas, assinado pelos representantes do MAS em janeiro de 2020, declara que "excepcionalmente, se prorroga o mandato da presidente do Estado Plurinacional... até a tomada de posse das novas autoridades".

A crise sociopolítica de 2019 colocou Añez como um ator-chave com uma margem de ação porque a sua investidura proporcionou segurança institucional face ao caos desenvolvido antes, durante e depois da cadeia de renúncias do partido no poder (MAS) que levou à anarquia política.

No entanto, neste ano Áñez encontra-se vítima de um sistema judicial que é altamente questionado pela sua parcialidade quando se trata de opositores políticos do MAS.

De acordo com a sua defesa legal, existem numerosas ilegalidades no processo, incluindo seu estado de saúde, já que se encontra em greve de fome; o desenrolar do caso e o julgamento por intermédio de tribunais ordinários e não na Assembleia Legislativa e por meio de um juízo de responsabilidades; entre outras.

Culpada da morte de cidadãos?

Um acontecimento infame no início da gestão de Áñez foi a morte de mais de 30 cidadãos nas localidades de Senkata (La Paz) e Sacaba (Cochabamba), como resultado de operações militares e policiais.

Esse é o eixo da interpelação por parte do MAS sobre o seu governo interino e as condições político-institucionais sob as quais foi nomeada presidente da Bolívia.

Para explicar o questionamento do MAS sobre as condições político-institucionais em que assumiu como primeira mandatária, identificamos quatro certezas jurídicas.

Em primeiro lugar, a Assembleia Plurinacional não se reuniu para admitir ou negar a renúncia de Evo da Presidência.

O presidente da Bolívia, Luis Arce, ao lado do ex-presidente Evo Morales, participa de ato de apoio ao próprio governo em La Paz
O presidente da Bolívia, Luis Arce (esq.), e o ex-presidente Evo Morales participam de ato de apoio ao governo em La Paz - Martín Silva - 29.nov.2021/AFP

Em segundo lugar, a maioria parlamentar não estava presente para receber o juramento de posse da presidente.

Em terceiro lugar, a Constituição estabelece uma linha de sucessão presidencial até o presidente da Câmara dos Deputados (Áñez era segunda vice-presidente do Senado em representação do bloco opositor minoritário).

Por último, o Decreto Supremo nº 4078 ,de 15 de novembro de 2019, isenta de responsabilidade penal o contingente das Forças Armadas que participou no reestabelecimento da ordem interna.

Em suma, as violações da Carta Magna e as mortes propiciaram o cenário para que o MAS acuse a Áñez de culpada de violação da ordem constitucional.

Paradoxal, catastrófico, injusto e condenável

É paradoxal que a Assembleia Plurinacional, que não lhe prestou juramento para tomar posse em 2019, tenha depois prolongado o seu mandato em 2020, e que o Tribunal Constitucional a reconheça como primeira mandatária na altura e depois, com o novo governo, de Luis Arce, o negue.

Foi catastrófico o Decreto Supremo que deu luz verde aos militares para disparar contra os cidadãos mobilizados, livre de qualquer responsabilidade penal.

É injusto um sistema de justiça que não permite o devido processo a uma ex-mandatária porque carece de um poder político que a respalde.

E é condenável violar a Constituição, como Evo fez para concorrer pela quarta vez consecutiva à Presidência, e como Áñez fez na Assembleia Plurinacional para ser empossada como primeira mandatária.

Essa dupla condição de vítima e culpada de Áñez é contraditória porque responde a diferentes certezas, critérios, ideologias e premissas.

Não há uma verdade única. Para alguns, Áñez é um símbolo de democracia e resistência; para outros, de golpe de estado e morte.

Portanto, como não é um caso politicamente solucionável, continuará polarizando a política boliviana, o que beneficia uma minoria e prejudica a maioria.

Tradução de Giulia Gaspar

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.