Latinoamérica21

www.latinoamerica21.com é uma mídia pluralista comprometida com a disseminação de informações críticas e verdadeiras sobre a América Latina.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Latinoamérica21
Descrição de chapéu LATINOAMÉRICA21 América Latina

A Cúpula das Américas de Joe Biden

Presidente está disposto a adotar um enfoque diferente para restaurar sua credibilidade e liderança na América Latina

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Jan Woischnik Johannes Hügel

Sob o lema "Construindo um futuro sustentável, resiliente e equitativo", ocorre até 10 de junho Cúpula das Américas, em Los Angeles. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, convidou os chefes de Estado e de governo da América do Norte, do Sul e Central e Caribe. Para os EUA, trata-se de uma possível redefinição de sua relação com os países latino-americanos. Com confiança, eles exigem uma igualdade real, em pé de igualdade, e assim colocam Washington em apuros.

A linha Biden

Joe Biden, que já atuou como enviado especial para as relações com a região quando foi vice-presidente de Barack Obama, através de suas numerosas visitas à América Latina, tem se esforçado, desde que assumiu o cargo, para normalizar as relações com os países latino-americanos, negligenciadas com o presidente Trump.

O presidente americano, Joe Biden, no jardim da Casa Branca
O presidente americano, Joe Biden, no jardim da Casa Branca - Elizabeth Frantz/Reuters

​A cúpula de Los Angeles representa outra oportunidade para que os Estados Unidos fortaleçam sua presença na região e forjem uma aliança para a luta conjunta contra a migração irregular. Nesse sentido, a vice-presidente Kamala Harris foi instruída a se concentrar principalmente em combater as causas da migração não regulada, como tema central da política dos Estados Unidos na América Latina.

A política de America First da administração de Trump na América Latina já se concentrava em reduzir os fluxos de migrantes irregulares do México e da América Central e frear a importação de drogas. Como meio de alcançar seus objetivos, os países eram frequentemente ameaçados com consequências economicamente tangíveis se não cooperassem segundo a linha dura estadunidense. As ajudas financeiras aos países foram reduzidas em massa e foram forçados acordos com terceiros países e os consequentes traslados de migrantes dos Estados Unidos para os seus países de origem.

Uma política de sanções máximas foi direcionada à mudança de regime na Venezuela, Cuba e Nicarágua, e uma aplicação da Doutrina Monroe adaptada às circunstâncias foi utilizada como base para uma política inequívoca para a nova rival China. Isso também teria repercussões nos Estados latino-americanos em sua relação com o Reino do Meio.

Além desses momentos de influência política estratégicos e motivados por interesses, Trump se importava muito pouco com os assuntos latino-americanos. A política latino-americana dos Estados Unidos seguiu o princípio de negligência benigna, que ficou claro para os homólogos latino-americanos de Trump, por exemplo, por sua ausência na última Cúpula das Américas.

Não se vislumbrou uma estratégia que abrangesse toda a América Latina. Em vez disso, houve intervenções esporádicas em países e regiões de particular importância da perspectiva dos assuntos internos dos Estados Unidos.

Novos enfoques

O presidente Joe Biden, por outro lado, está disposto a adotar um enfoque diferente para abordar os desafios persistentes que a política dos Estados Unidos para a América Latina enfrenta, para restaurar sua credibilidade e sua antiga pretensão de liderança na região.

Os pontos centrais de sua agenda política são a migração irregular e o narcotráfico transnacional, a relação com os regimes autoritários de Cuba, Venezuela e Nicarágua e a crescente instabilidade institucional de países centro-americanos como El Salvador, Honduras e Guatemala. A isso se soma a mudança climática, que está se tornando cada vez mais notória na região, e o que é cada vez mais percebido como uma ameaça: a influência da China sobre parceiros democráticos outrora confiáveis ​​​​no hemisfério ocidental.

Com a Cúpula para a Democracia e a Cúpula para o Clima organizadas no ano passado, Biden enviou dois sinais logo no começo de seu mandato: queria trabalhar junto com pessoas de ideias semelhantes na região contra as forças autoritárias e queria combater as causas da mudança climática e seus diversos efeitos.

Nesse sentido, a Cúpula das Américas que os EUA agora organizam em Los Angeles não é somente uma oportunidade para consertar as relações com os países latino-americanos que foram danificadas pela era Trump. Visando as próximas "midterms", as importantes eleições de meio termo do período de governo, Biden também se preocupará em convencer os Estados participantes de um acordo regional significativo para combater a migração irregular e os desafios associados à política de segurança.

Ameaças

No entanto, o tiro agora ameaça sair pela culatra e transformar a Cúpula em um desastre para os estadunidenses, depois que os presidentes do México e da Bolívia e alguns países do Caribe colocaram em dúvida sua participação caso não fossem convidados Venezuela, Nicarágua e Cuba. Essas ditaduras também não foram convidadas para a última Cúpula pela Democracia organizada pelo governo dos Estados Unidos.

Uma cúpula tão boicotada alimentaria conflitos ideológicos no continente e dificultaria alcançar um acordo migratório sustentável tão necessário e, no que diz respeito ao Brasil, o avanço de uma política amazônica coordenada a nível regional. Além disso, prejudicaria a iniciativa dos EUA de fortalecer a cooperação com os Estados latino-americanos e, assim, também retroceder a crescente influência chinesa e, em parte, russa.

Panorama

Um bom ano e meio depois de assumir o cargo, a promessa de Biden de trabalhar pela democracia, direitos humanos e Estado de direito com o apoio da cooperação internacional e regional e pela formação de alianças pode ser avaliada de duas maneiras. Por um lado, os governos de Biden e Harris conseguiram dar um novo tom de associação com muitos países latino-americanos, derrubando gradualmente os muros construídos por Trump e promovendo uma nova estratégia de cooperação entre parceiros. No entanto, o governo está em grande parte aquém de suas promessas eleitorais.

A implementação da estratégia da América Latina até agora não pode ser descrita de forma alguma como uma mudança clara da era Trump e suas duras práticas. Não é especialmente inovador nem fez nenhum progresso essencial na luta contra o crime organizado, a migração irregular ou as mudanças climáticas.

Os atores internacionais, sobretudo a China, observarão de perto se Estados Unidos conseguirão enviar o sinal que Biden aspira para a cooperação regional em relação a importantes desafios comuns como migração, mudança climática e segurança (energética), ou se a Cúpula afastará ainda mais os países latino-americanos dos Estados Unidos e, portanto, oferecerá uma oportunidade para desafiar os Estados Unidos em seu próprio quintal.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.