Latinoamérica21

www.latinoamerica21.com é uma mídia pluralista comprometida com a disseminação de informações críticas e verdadeiras sobre a América Latina.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Latinoamérica21
Descrição de chapéu LATINOAMÉRICA21 América Latina

Xóchitl Gálvez, uma 'outsider' no México?

Evento na política autoritária de AMLO catapultou senadora para o centro das atenções e a tornou séria aspirante à candidatura presidencial

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ernesto Hernández Norzagaray
Latinoamérica21

Até poucas semanas atrás, Xóchitl Gálvez era apenas uma das senadoras da oposição.

Hoje, é a mais séria aspirante à candidatura presidencial na recém-constituída Frente Ampla pelo México, integrada pelo Partido Ação Nacional (PAN), o Partido Revolucionário Institucional (PRI) e o Partido da Revolução Democrática (PRD).

Apesar de ter passado despercebida até pouco tempo atrás, um evento na política autoritária do presidente a catapultou para o centro das atenções.

Andrés Manuel López Obrador (AMLO), em um excesso durante sua conferência diária, apontou-a pelo nome e sobrenome como uma das políticas que se opuseram à vigência dos programas sociais como a Pensión a los Adultos Mayores, Jóvenes Escribiendo el Futuro e Sembrando Vida, entre outros.

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, aponta para a frente com o dedo indicador da mão direita durante entrevista no Palácio Nacional, na Cidade do México
O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, durante entrevista no Palácio Nacional, na capital do país - Henry Romero - 5.jun.2023/Reuters

Essa alegação, que se revelou uma mentira, foi levada a instâncias judiciais e um juiz concedeu à senadora o direito de resposta.

Em seguida, ela se dirigiu ao Palácio Nacional, onde é celebrada a conferência diária, bateu à porta, mas não foi atendida, e essa rejeição a visibilizou como possível candidata à frente presidencial.

Gálvez vem da população otomí do estado de Hidalgo, uma das mais pobres do país.

Quando criança, trabalhou para sustentar a família e ainda muito jovem migrou para a Cidade do México, onde, graças a uma bolsa de estudos, estudou na Faculdade de Engenharia da Universidade Nacional Autônoma do México (Unam), tornando-se mais tarde uma empresária de robótica.

Ela, no entanto, não perdeu o contato com sua comunidade e mais tarde trabalhou durante o governo de Vicente Fox como comissária nacional para os povos indígenas, função que a levou a iniciar sua carreira política.

Posteriormente, foi chefe da delegação da Cidade do México, candidata malsucedida a governadora de seu estado e senadora, mas sem pertencer a um partido político, o que, para alguns observadores, a posiciona como uma "outsider" da política mexicana.

Desde o Senado da República, Gálvez tem trabalhado para alcançar a nomeação da oposição para chefe de governo da Cidade do México, e as pesquisas de intenção de voto a colocam nos primeiros lugares.

No entanto, após a recusa no Palácio Nacional, ela decidiu buscar a candidatura à Presidência da República em 2024. E hoje sua figura se destaca entre os aspirantes não partidários.

Com um leve sorriso, a senadora Xóchitl Gálvez faz um coração com as mãos na sede do Partido da Ação Nacional, na Cidade do México
Possível candidata à Presidência, a senadora Xóchitl Gálvez faz um coração com as mãos na sede do Partido da Ação Nacional (PAN), na Cidade do México - Henry Romero - 4.jul.2023/Reuters

A visibilidade de Gálvez causou alarme no Palácio Nacional e entre os chamados "corcholatas", como são conhecidos os candidatos pró-governo, que estão percorrendo o país para que, no final de agosto, uma pesquisa decida qual dos seis aspirantes será o candidato.

São eles a ex-chefe de governo da Cidade do México, Claudia Sheinbaum; o ex-ministro das Relações Exteriores, Marcelo Ebrard; o ex-ministro do Interior, Adán Augusto López; os senadores Ricardo Monreal e Manuel Velasco; e o deputado federal Gerardo Fernández.

Atualmente, Gálvez está em todos os meios de comunicação, enquanto a presença dos "corcholatas" está diminuindo e é provável que isso continue até o final de agosto.

Isso levou a Presidência a lançar uma forte campanha contra a candidata e as mídias favoráveis ao governo, com algumas críticas que beiram a violência de gênero e a misoginia.

Não se deve esquecer que, no início do mandato, a senadora rejeitou, por causa de sua "voz independente", um convite de López Obrador para participar do governo.

Um aspecto que está funcionando contra a candidata são os métodos usados para produzir seu candidato(a) presidencial, já que oficialmente a campanha eleitoral não começa até a última semana de novembro.

O que vem acontecendo, de ambos os lados, são atos de pré-campanha, o que provocou reações e críticas como as do partido Movimiento Ciudadano. Seus dirigentes consideram que o princípio da concorrência leal está sendo violado e que o sistema de justiça eleitoral deveria intervir.

Em suma, a corrida para a Presidência da República já começou, com uma grande distribuição de recursos entre os candidatos "corcholatas" e os aspirantes da oposição, que se dividem entre aqueles que poderiam ser considerados "partidários" e os "outsiders", incluindo Gálvez.

A final está se desenhando entre duas formadas da Unam: a física Claudia Sheinbaum e a engenheira de computação Xóchitl Gálvez.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.