Leandro Narloch

Leandro Narloch é jornalista e autor do Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil, entre outros.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Leandro Narloch

É cruel e ineficaz incendiar balsas de ribeirinhos garimpeiros

Não se resolve um problema social ateando fogo nele

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um amigo meu conta que, aos 9 ou 10 anos, tinha ideias absurdas e totalitárias para resolver problemas do Brasil. Diante da criminalidade em favelas, "eu achava que o governo deveria bombardear os morros do Rio de Janeiro e tudo estaria resolvido", diz ele hoje obviamente envergonhado.

Um desvario infantil como esse parece ter inspirado a ação da Ibama e da Polícia Federal, coordenada pelo Ministério da Justiça, que incendiou mais de 130 balsas de garimpo no rio Madeira.

Como uma criança de nove anos, o Ministério da Justiça e diversos ambientalistas acham que é justo e possível resolver um problema social simplesmente incendiando-o.

Balsas de garimpeiros são queimadas no rio Madeira - Reprodução

Depois da operação, centenas de famílias ficaram isoladas em povoados ribeirinhos, sem ter como voltar para casa. A prefeitura da cidade de Borba teve que arranjar abrigo para 340 pessoas, incluindo mulheres e crianças, segundo O Globo. Em Autazes, a prefeitura acolheu 70 desabrigados.

Na comunidade de Rosarinho, moradores distribuíram lençóis e alimentos para famílias que tiveram as balsas queimadas, informa o jornal A Crítica, de Manaus.

A imprensa do Sudeste pouco divulgou, mas houve diversos protestos nas cidades da região. Em Novo Auripuanã, uma menina segurava uma cartolina: "garimpeiro não é bandido".

Nem o Greenpeace Brasil nem o vice-presidente, Hamilton Mourão, se sensibilizaram com a calamidade provocada pelos policiais. Ambos comemoraram a operação.

Segundo o IBGE, 47,4% da população do Amazonas está abaixo da linha da pobreza –mais que no Piauí (43%) e Alagoas (47,2%). Como contou o repórter da Folha Fabiano Maisonnave, que foi à região em 2016, os garimpeiros do rio Madeira são em geral ribeirinhos descendentes de indígenas e de nordestinos.

Muitos abandonaram a pesca depois da construção das barragens de hidrelétricas durante governos petistas.

Incêndios da PF para destruir equipamentos não são novidade –acontecem há anos, sem conseguir conter o avanço do garimpo ilegal. É difícil pensar numa atitude mais estúpida.

Gasta recursos públicos em helicópteros e policiais, destrói a escassa economia dos moradores, tira empregos de cozinheiras e funcionários das lavras, cria um rastro de incêndio e enormes manchas de óleo diesel pelo rio e não resolve o problema.

Alguém duvida que em três ou quatro meses as imagens das balsas se repetirão?

Ambientalistas estão certos ao se preocupar com a contaminação dos rios da Amazônia por mercúrio usado nas lavras. Mas erram ao achar que banir a atividade inteira vai dar resultado.

Em vez de insistir num proibicionismo semelhante à guerra às drogas, não seria mais frutífero se ambientalistas ajudassem garimpeiros a adotarem técnicas que dispensam ou reduzem o uso mercúrio?

Como disse a Maisonnave o professor Marcelo dos Anjos, especialista em Conservação de Ecossistemas Aquáticos da Universidade Federal do Amazonas, "a ilegalidade promove um impacto muito maior.

O que se deveria fazer é regular, por meio de cooperativas de garimpeiros, e criar protocolos que eles possam seguir a fim de minimizar o impacto previsto da atividade".

Mas basta alguém propor facilitar a legalização dos garimpos para ser acusado por ativistas e jornalistas de defender o "afrouxamento de regras ambientais". É um exemplo claro de como o dogmatismo de boa parte dos ambientalistas prejudica o meio ambiente no Brasil.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.