Leandro Narloch

Leandro Narloch é jornalista e autor do Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil, entre outros.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Leandro Narloch
Descrição de chapéu Eleições 2022

Por que humanos matam em nome de ideias

Assassinato de petista em Foz do Iguaçu revela estranho costume humano de brigar por causa de crenças e visões de mundo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um dos traços mais esquisitos da natureza humana é a paixão por ideias –por crenças, regras morais, ideologias e opiniões políticas ou religiosas.

Em nome de ideias, humanos brigam, perdem amigos, passam noites insones, discutem na ceia de Natal, se estapeiam, matam, praticam genocídios.

O assassinato de um petista por um bolsonarista em Foz do Iguaçu, na noite do último sábado, é mais um caso de uma sequência milenar de mortes motivadas pelo antagonismo ideológico.

Talvez devêssemos tratar crenças sem o menor apego, mudando de partido político, religião ou ideologia tão logo alguém nos oferecesse argumentos melhores. Em vez disso, consideramos fútil e sem consistência a pessoa que troca de ideias como de gravata.

O guarda municipal Marcelo Arruda, 50, em sua festa de aniversário com o tema PT - Arquivo pessoal

Temos uma relação esquisita com esses conjuntos de pensamentos. Crenças são invisíveis, abstratas, mas as tratamos "como posses", como afirmou o psicólogo e cientista político Robert Abelson.

Ou como crianças com seus ursinhos de pelúcia. Se você disser a uma criança que o ursinho dela está velho e encardido, ela toma a ofensa para si e se agarra ainda mais a ele.

Diversos estudos mostraram que a tentativa de convencer as pessoas a mudar uma opinião em geral sai pela culatra. Elas correm relembrar argumentos para se proteger da ameaça: agarram-se ainda mais a suas opiniões.

Pior ainda, humanos matam em nome de ideias. "Em si mesma, toda ideia é neutra ou deveria sê-lo, mas o homem projeta nela suas chamas e suas demências", escreveu o filósofo Emil Cioran.

Se o homem é o "animal racional", se a razão e transmissão de conhecimento servem para facilitar a nossa sobrevivência, por que a evolução ainda não eliminou aqueles que mostram essa persistência incorrigível por crenças que muitas vezes não fazem o menor sentido?

Talvez porque visões de mundo e opiniões políticas não sirvam tanto para aferir a realidade com precisão, mas para criar identidade social.

Humanos são primatas hipercooperativos mas sectários: a cooperação dentro do grupo acompanha o antagonismo a grupos adversários. Tendemos a nos dividir em comunidades morais que se distinguem por crenças, ideologias, regras, línguas, símbolos, modos de falar, vestir e comer.

Se a função evolutiva é essa, não importa muito se a crença lida com a verdade: o que a torna duradoura é a sua capacidade de destacar uma comunidade das outras e fornecer aos integrantes uma sensação de pertencimento.

É razoável acreditar que, ao longo da nossa história evolutiva, os indivíduos mais suscetíveis a se apaixonar por crenças compartilhadas tinham uma vida social mais rica. O blasé que não acreditava em nada ficava em casa sozinho, enquanto o seguidor fiel fazia amigos (e amigas) em cultos e reuniões.

Mas esse apego a crenças coletivas tem um lado negro –a violência contra crenças adversárias. Assim é possível começar a entender por que um homem adulto desperdiçaria uma noite de sábado para invadir uma festa alheia e matar em nome de diferenças políticas.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.