Leandro Colon

Diretor da Sucursal de Brasília, foi correspondente em Londres. Vencedor de dois prêmios Esso.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Leandro Colon
Descrição de chapéu Eleições 2018

Eleição ao governo do DF é prenúncio de futuro sombrio para moradores

Candidato à reeleição tem rejeição alta e a líder nas pesquisas herda espólio de Roriz

 Rodrigo Rollemberg (PSB) tenta se reeleger para o governo do Distrito Federal
Rodrigo Rollemberg (PSB) tenta se reeleger para o governo do Distrito Federal - Pedro Ladeira - 9.jul.18/Folhapress

Sofre o eleitor do Distrito Federal a menos de três semanas do primeiro turno. Se correr, o bicho pega, se ficar, o bicho come.

Nove anos depois do escândalo de corrupção da Caixa de Pandora, que levou à queda do governo de José Roberto Arruda, então filiado ao DEM, a capital da República ainda tenta buscar um rumo político. 

As gestões pós-Arruda foram um desastre administrativo. O petista Agnelo Queiroz (2011-2014) deixou como legado de desperdício de dinheiro público a construção do estádio Mané Garrincha, um elefante branco sem utilidade no coração de Brasília. Uma despesa de R$ 1,6 bilhão, com dados de superfaturamento que superam os R$ 600 milhões.

Derrotado na tentativa de reeleição em 2014, Agnelo chegou a ser preso em 2017. Em abril deste ano, virou réu por associação criminosa. 

Seu sucessor, Rodrigo Rollemberg (PSB), postula mais um mandato de governador no DF. O índice de rejeição a ele resume o caos que foi sua passagem na chefia de governo. Segundo a pesquisa Datafolha divulgada em 6 de setembro, 48% dos eleitores declararam que não votariam nele de jeito nenhum, o maior índice registrado entre todos os candidatos. 

Rollemberg, no entanto, está no páreo. O maior obstáculo à permanência dele chama-se Eliana Pedrosa (Pros). Ela sintetiza a política local. 

Era secretária do governo Arruda na época em que explodiu o esquema de desvios. Hoje é apoiada pela família de Joaquim Roriz, ex-governador que fez carreira transitando entre o populismo nas regiões pobres e os malfeitos com a verba pública.

A família de Pedrosa enriqueceu às custas de contratos de suas empresas de terceirização com o governo do DF. Como candidata, ela promete construir mais estádios na capital.

Na disputa aparecem ainda Rogério Rosso (PSD), personagem de delações, e Alberto Fraga (DEM), aliado de Arruda com protagonismo na bancada da bala no Congresso. 

As perspectivas são sombrias para os moradores de Brasília a partir de janeiro. Seja qual for o resultado.

Eliana Pedrosa (Pros), candidata ao governo do Distrito Federal
Eliana Pedrosa (Pros), candidata ao governo do Distrito Federal - Pedro Ladeira/Folhapress

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.