Leandro Colon

Diretor da Sucursal de Brasília, foi correspondente em Londres. Vencedor de dois prêmios Esso.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Leandro Colon

Passeando em Guarujá, Bolsonaro vende a ilusão de que as coisas estão bem

Governo não tem uma articulação política e uma base capazes de estabelecer um cronograma de votações

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O primeiro mês do ano legislativo de 2020 termina nos próximos dias sem um avanço relevante nas pautas prioritárias e significativas para o governo de Jair Bolsonaro.

Fevereiro foi perdido. Um desperdício de precioso tempo em ano de eleição municipal, quando o Congresso trabalha apenas nos primeiros meses para retornar em novembro, após os resultados das urnas.

A tão esperada reforma administrativa virou lenda na Esplanada. Depois de até ensaiar uma desistência da proposta, o governo parece que enfim deve enviá-la ao Parlamento. Pelo menos Bolsonaro tem dito isso nos últimos dias —se é que é possível levar a sério qualquer coisa que diga.

O Congresso pretende iniciar em março as reuniões da comissão mista da reforma tributária, outro ponto essencial da agenda econômica do ministro Paulo Guedes (Economia).

0
Bolsonaro durante passeio no Guarujá - Facebook

Enquanto Câmara e Senado duelam pelo protagonismo da tramitação das medidas, o Planalto, sob pressão de setores empresariais, não desce do muro e mantém mistério sobre o que realmente vai sugerir.

Ganha um pacote de confete e serpentina no Carnaval quem disser quando será aprovada a PEC Emergencial, que trata dos gastos públicos. É mais um item da lista de Guedes que dificilmente será votado com o calendário apertado de 2020.

Nada disso seria preocupante se o governo tivesse uma articulação política decente com os partidos e uma base de apoio capazes de estabelecer um cronograma de votações para garantir a aprovação de pontos essenciais de temas aqui citados.

Bolsonaro está cercado no Planalto de militares sem traquejo político. O general Luiz Ramos, responsável pela relação com o Congresso, não tem ideia do que faz no posto. Seu colega Augusto Heleno (GSI) agrediu e ofendeu o Parlamento na crise sobre o Orçamento impositivo. 

No fim de semana, Bolsonaro publicou lives no Guarujá sendo abraçado por populares. Quer passar a sensação de que tem respaldo e as coisas estão bem. Uma ilusão carnavalesca que vai custar caro ao país.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.