Luciana Coelho

Secretária-assistente de Redação, foi editora do Núcleo de Cidades, correspondente em Nova York, Genebra e Washington e editora de Mundo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Luciana Coelho

Hipnótica, 'O Assassinato de Gianni Versace' troca lacunas de crime por delírio

Em vez de tentar oferecer explicações, a série ousa e mergulha nos delírios do assassino do estilista italiano

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

É o nome de Gianni Versace que está no título da segunda temporada de "American Crime Story", mas é a Andrew Cunanan, o homem que assassinou o designer de moda italiano em Miami, que a produção da FX trazida ao Brasil pela Netflix realmente se refere.

Cunanan, suspeito de ter matado quatro pessoas além de Versace em uma curta onda de crimes em 1997, é um personagem singular cuja morte prematura deixa muitas lacunas a serem exploradas por jornalistas, ficcionistas e tarados por crimes em geral.

Magnético, socialmente hábil, bonito, inteligente, perverso e mentiroso contumaz, deslumbrado com a fama e a riqueza, Cunanan é um trunfo na pele de Darren Criss, que (merecidamente) ganhou um Globo de Ouro pela atuação.

Criss, que já havia trabalhado com o produtor-roteirista Ryan Murphy em "Glee", tem em comum com Cunanan a ascendência filipina misturada à anglo-saxônica, o que torna a semelhança entre os dois impressionante, mas é o carisma que o ator injeta no personagem o que o torna fascinante.

Já seria o bastante para seduzir o público, mas Murphy busca uma quase hipnose.

Para isso, usa o fato de a ação transcorrer no final dos anos 1990 com estética peculiar, e o universo opulento do estilista e da Miami onde ele viveu, para construir um cenário onírico e reforçar o delírio do personagem central.

Tudo é verossímil e nada é certo, e a sacada do roteiro é justamente deixar isso no ar. Cunanan é mitômano; as interações que vemos entre ele e Versace na tela, para além do desfecho, teriam de fato ocorrido? (Há relatos, mas não registros, a corroborá-las).

Até hoje, por exemplo, ele é suspeito de ter torturado e matado o septuagenário empreiteiro Lee Miglin, a quem supostamente seduziu, mas ninguém sabe o porquê.

Seus alvos foram de um ex-namorado a um amigo ao breve amante rico ao dono de uma picape anônimo, até chegar em Versace, por quem aparentemente era obcecado.

Ao invés de tentar oferecer explicações, a série toma um caminho ousado ao mergulhar nos delírios do assassino.

Cai bem ao estilo de Murphy, cuja habilidade para o pop transpira não só nos roteiros, mas também na fotografia e nas composições de cena decibéis acima da sobriedade que virou norma nas produções mais prestigiadas.

E é difícil tirar os olhos de Criss, mas há mais.

Edgar Ramírez está ótimo como Versace, e Penélope Cruz, em versão loira, faz o que pode como Donatella, a irmã que assumiu a marca. Rick Martin, como Antonio D'Amico, o marido do estilista, é um bônus no elenco.

Mais do que o assassinato, porém, é a fresta para o submundo de quem é ou foi impelido a esconder sua orientação sexual, provê a verdadeira voltagem dramática da série.

Também é educativo ver como éramos no nosso consumo do noticiário de celebridades em uma época que precede a do dia a dia de famosos e anônimos milimetricamente esquadrinhado em redes sociais. Parece mais, mas são só 20 anos que nos separam.

"American Crime Story: O Assassinato de Gianni Versace" está na Netflix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.