Luciana Coelho

Secretária-assistente de Redação, foi editora do Núcleo de Cidades, correspondente em Nova York, Genebra e Washington e editora de Mundo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Luciana Coelho
Descrição de chapéu Maratona

'The Vow' mostra ascensão de seita disfarçada de curso de autoajuda

História de exploração sexual e trabalho escravo ganhou atenção com prisão de atriz de Smalville

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Durante 12 anos, o cineasta Mark Vicente dedicou sua vida a um grupo cuja promessa era treinar indivíduos a terem pleno domínio de suas emoções. Nesse período, ele documentou sua rotina em vídeos e gravações que ajudam a montar um retrato aterrador envolvendo sexo, assédio moral, manipulação, trabalho servil e mulheres marcadas à ferro e fogo como gado.

Tal retrato, costurado pelos documentaristas Karim Amer e Jehane Noujaim, (indicados ao Oscar em 2014 por “The Square”, sobre a Primavera Árabe), virou a série documental “The Vow”, que a HBO estreou no fim de agosto, sobre a bizarra organização americana NXVIM.

A obsessão de Vicente por registrar suas conversas, bem como o apetite midiático dos personagens centrais, permitiu aos diretores um registro semelhante ao de reality show, quando se acompanha o próprio desenrolar dos acontecimentos, em que pese a edição.

O cineasta, depois desgarrado, não foi o único a ser tragado pela NXVIM. Fundada no fim dos anos 1990 com o boom de livros e instituições de auto-ajuda, ela absorveu tempo, trabalho e dinheiro de milhares de pessoas nos EUA e no México, muitas delas famosas.

É gente como a atriz Allison Mack (a Chloe da série “Smalville”) e a herdeira da empresa de bebidas Seagram, Clare Bronfman, que acabaram condenadas, com outras duas pessoas e o chefe do grupo, Keith Raniere, por um emaranho de crimes que vai de fraude financeira a tráfico sexual e conspiração para manter pessoas em trabalhos forçados.

A NXVIM foi organizada como empresa de cursos e seminários, ao custo de milhares de dólares cada um, e instituiu uma infindável hierarquia que os discípulos ansiavam em galgar, num esquema de pirâmide em cujo topo pairava Raniere. Como outros gurus autointitulados, ele usava seu status e carisma para manter um séquito de parceiras sexuais, nem todas nesse papel por vontade própria.

O olhar de Amer e Noujaim recai nos exercícios de dominação mental de Raniere e sua sócia, uma mulher chamada Nancy Salzaman que conduzia seminários de “empoderamento”, para manter o negócio, com gente trabalhando de graça, por duas décadas, até o escândalo estourar em 2017. Eles incluíam privação de sono e comida, coerção por chantagem e um contínuo assédio moral para os integrantes crerem que nunca doavam o suficiente ao grupo.

Raniere, como ocorre com megalomaníacos diante de grandes rebanhos, adotou um título, “Vanguarda”, e nomeou Salzmana “prefeita”. Abaixo, havia um intrincado organograma no qual Mack ascendeu rapidamente com a missão de atrair novas escravas sexuais para seu “mestre” (eram as iniciais de Mack e Raniere que eram queimadas pele das discípulas).

O que difere este de outros líderes que se alimentam de fanatismo e carência por respostas é que Raniere evocava a ciência e a lógica para propagar seu “método”, e seus seguidores, gente instruída e bem alimentada, acreditavam-se criando um mundo melhor. A NXVIM negou ser um culto religioso. O fanatismo, porém, se alimenta de ambições muito mundanas.

O terceiro dos nove capítulos de "The Vow" vai ao ar às 23h deste domingo na HBO; a série está também na HBOGo

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.