Luís Francisco Carvalho Filho

Advogado criminal, é autor de "Newton" e "Nada mais foi dito nem perguntado"

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Luís Francisco Carvalho Filho
Descrição de chapéu Folhajus

A PF é penico de Bolsonaro

O presidente da República é muito pior que Roberto Jefferson

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O último domingo começou com a resistência armada do ex-deputado Roberto Jefferson a mandado de prisão expedido pelo Supremo Tribunal Federal depois de inominável agressão à ministra Cármen Lúcia.

O acontecimento escancara, uma semana antes da eleição, as entranhas golpistas e corruptas do governo Bolsonaro.

Aliado fiel do presidente, o preso domiciliar tem acesso fácil a farto armamento de guerra —assim como milhares e milhares de milicianos disfarçados de colecionadores, atiradores esportivos e caçadores.

Jefferson recebe agentes da Polícia Federal com granadas (de efeito moral, mas aparentemente temperadas com pregos, para ferir) e cinquenta tiros de fuzil. Ao longo do dia, não há reação oficial ao atentado.

Roberto Jefferson (à esq.) conversa com agente federal após reagir contra a ordem de prisão na manhã de domingo (23)
Roberto Jefferson (à esq.) conversa com agente federal após reagir contra a ordem de prisão na manhã de domingo (23) - 23.out.22 - Reprodução

Antes de atirar, divulga a explicação de seu gesto nas redes sociais: "A minha raiz está plantada. O que eu quero vocês sabem. O jogo que eu estou jogando vocês sabem. Eu não vou me entregar". Tudo parece premeditado: a escalada verbal contra a ministra do STF na véspera, o jogo presidencial do golpe de Estado, a disposição para atear fogo à política.

"O que o senhor precisar a gente vai fazer", confessaria horas depois o dócil e divertido policial federal enviado para "negociar" a prisão do autor de tentativas de homicídio cometidas contra colegas seus de trabalho. O bate-papo amistoso é filmado e as imagens difundidas para que não haja dúvida de que a Polícia Federal é, sim, penico de Jair Bolsonaro.

Tudo é constrangedor: o deslocamento do ministro capacho da Justiça, a intervenção direta do padre de araque Kelmon e a deformidade moral que encontra em decisões judiciais do ministro Alexandre de Moraes a motivação para o desvario delinquente de Jefferson.

Paradoxalmente, a ideia da resistência à lei e à ordem tem a simpatia da quadrilha que se apossou do Palácio do Planalto justamente em nome da lei e da ordem.

O ex-deputado Daniel Silveira, outro porta-voz do golpismo desenhado por Bolsonaro e seus asseclas, também resistiu heroicamente à tornozeleira eletrônica: além de frequentar os coquetéis dos ministérios, recebeu indulto presidencial. O próprio presidente da República, mensageiro da paz miliciana, diz que dorme com arma ao lado da cama e que vai atirar para matar se tentarem prendê-lo.

Bolsonaro esperou o desenrolar dos acontecimentos para definir se Roberto Jefferson seria herói ou bandido. Como a resistência armada pegou mal entre aqueles que se sentem confortáveis diante da violência policial, normalmente praticada contra pretos e pobres "suspeitos", o ex-deputado, sempre fiel ao governante golpista, foi entregue ao sistema prisional como o militante do bem que virou "bandido" por causa da ditadura do Judiciário.

Depois da profissionalização patrocinada pelos governos de FHC e Lula, a Polícia Federal, sob o manto de Bolsonaro, retoma a trilha anterior de instituição inepta e corrompida. Desde que assumiu o poder, a ordem do dia é proteger familiares e amigos, perseguir adversários e tolerar a delinquência ambiental.

É por esse motivo que o assessor do TSE demitido terça-feira no contexto de outra farsa patrocinada pelo governo para criar suspeitas em torno da disputa eleitoral é levado para um estranhíssimo "depoimento" na PF.

Independentemente do resultado da eleição, resta saber se a valorosa banda honesta da Polícia Federal sobreviverá.

Jair Bolsonaro é muito pior que Roberto Jefferson.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.