Luiz Felipe Pondé

Escritor e ensaísta, autor de "Notas sobre a Esperança e o Desespero" e “A Era do Niilismo”. É doutor em filosofia pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Luiz Felipe Pondé
Descrição de chapéu mudança climática COP26

COP26 mostrou que ter um problema real não é o suficiente para resolvê-lo

Cientistas e jornalistas acham que basta crer para mudar o mundo, assim como evangélicos creem no sangue de Cristo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A pandemia iluminou mais do mesmo. Celebridades da pandemia rezam para que ela volte com toda força para que o networking que realizam volte a brilhar e as câmeras voltem a buscá-las. "Vaidade, meu pecado preferido", diz o diabo vivido por Al Pacino no filme "Advogado do Diabo".

Países chiques europeus continuam achando que nós, latino-americanos, somos um lixo. Em vez de se informarem sobre como os números estão por aqui, continuam presumindo que vamos morrer todos em meio à miséria, a ignorância e o coronavírus e fecham suas portas para nós.

Muitas vezes a desinformação vale mais do que perder tempo com gente que não vale nada, como nós do Sul.

A América Latina importa menos, em termos geopolíticos, do que a África. Esta, sendo ainda mais miserável que nós em termos institucionais, é mais fácil ainda de ser roubada e tem uma elite ainda mais canalha do que a nossa para ajudar na corrupção.

Além disso, a África está a poucas braçadas da costa norte do Mediterrâneo. Uma vez em terra firme, ninguém segura os refugiados que todos detestam, apesar dos eventos melosos em favor deles por aí. Refugiado é sempre bem-vindo, contanto que não no seu quintal. O mercado de tráfico de refugiados é quase um mercado de tráfico de escravos. Mas ninguém está nem aí. A indiferença, como sempre, permanece um grande ativo.

pessoas em carrinhos de bate-bate equipados com telas
Ilustração de Ricardo Cammarota para a coluna publicada em 22 de novembro de 2021 - Ricardo Cammarota/Folhapress

A COP26 foi um concílio bizantino. Explico: na velha Constantinopla bizantina —Istambul, uma das cidades mais lindas do mundo— havia muita pompa e circunstância para discutir que porcentagem de Jesus era divina e que porcentagem era humana.

Nenhum país rico quer correr o risco de dar dinheiro para países pobres e suas empresas, que podem vir a competir com as dos países ricos nesse maravilhoso mundo da energia limpa. Além do mais, os países ricos sabem que os governos e a elite dos países pobres são muito corruptos e roubam dinheiro de doações internacionais —uma forma de corrupção equivalente a bater carteiras. A corrupção dos ricos come com garfo e faca e tem PhD.

Claro que precisamos enfrentar o aquecimento global, antes que algum inteligentinho atire a primeira pedra. Mas só isso não basta. Só se fará qualquer troca de matriz energética se os mesmos ricos continuarem ricos. Isso é maior do que todos os salamaleques da mídia diante de mais um dos seus fetiches.

Ao mesmo tempo, a COP26 se fez um desfile de candidatos ao estrelato verde. A velha Greta Thunberg perde a pole position, como é chamado o piloto que inicia a corrida na primeira posição do grid de largada na Fórmula 1, para a ugandense Vanessa. Ser branquinha, agora, nesse mercado, é um passivo. Quem diria, né?

A COP 26 iluminou mais uma vez o fato de que ter um problema real não é o suficiente para resolvê-lo. Mais do que tê-lo, é necessário perguntar quem ganha com a forma sugerida para resolvê-lo.

Cientistas, intelectuais, jornalistas, todos parecem um bando de tolos achando que basta crer, assim como creem no poder do sangue de Cristo os evangélicos, para o mudar o mundo. Quem disse que o mundo foi "desmagificado"? Sorry, Weber.

E as guerras? Passaram, graças ao poder do sangue de Cristo. Não é bem assim, afinal. As guerras se fizeram muito caras devido ao avanço tecnológico. Esse é o segredo da paz, não o amor a esta. É necessário dar a César o que é de César. O capitalismo, até agora, julga não valer a pena matar em escala industrial. Não se trata de amor à vida, como pensam os incautos. Ninguém ama a vida quando se trata de geopolítica.

A vida humana é uma commodity barata. Espécies em risco de extinção valem muito mais. Além de tudo, a irracionalidade do Homo sapiens é um fato científico. Antivacinas estão mais espalhados por países ricos do que por aqui. Ninguém precisa de um Bolsonaro ou de um Trump para sê-lo. Basta crer que se sabe muito mais do que os outros sobre os misteriosos caminhos da ciência. Basta acreditar numa natureza sábia e generosa —apesar de o câncer ser tão natural quanto praias desertas.

Você ficaria chocado se soubesse quanta gente inteligente acredita que o natural está limitado ao fisiológico e não inclui o patológico. Diria você: "Não é possível! Não sabem que a morte é natural?".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.