Lygia Maria

Mestre em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Lygia Maria
Descrição de chapéu
Lygia Maria

A ética em primeiro lugar

Respeito a costumes de culturas diversas não é argumento para solapar direitos humanos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Lygia Maria

A Copa no Qatar gerou uma intensa discussão sobre os direitos humanos, pois o regime teocrático do país reprime de forma dura, pela lei, comportamentos que vão do consumo de álcool à homossexualidade.

Com as mãos cobrindo a boca, seleção alemã protesta em campo no estádio Khalifa (Qatar), antes do jogo de estreia na Copa contra a Arábia Saudita, contra a determinação da Fifa que proibiu uso de braçadeira pelos direitos LGBTQIA+ em campo - Ina Fassbender - 23.nov.2022/AFP


Durante o evento, foram proibidas manifestações de apoio à causa LGBTQIA+, como as bandeiras com as cores do arco-íris. Nem mesmo jogadores puderam usar braçadeiras com o símbolo.

Reacionários, tanto no Brasil como no exterior, justificaram a ação com o argumento de que se deve respeitar a cultura de outros países.

Trata-se do chamado relativismo cultural, uma perspectiva analítica antropológica importante que permite a aceitação das diferenças entre os povos e aponta os abusos imperialistas.

Mas relativismo cultural não é relativismo ético. Na verdade, a ética, para a filosofia, não é relativa, ao contrário da moral —um conjunto de hábitos e costumes regido por normas em determinado lugar e tempo específicos (a lei contra homossexuais do Qatar aí se enquadra).

Já a ética avalia os fundamentos da ação moral para justificá-la ou rechaçá-la, questiona quais são os bons e os maus valores que regem as relações humanas e pode ser resumida na pergunta: "Como devemos agir?"

Assim, prender um indivíduo que tem relações com alguém do mesmo sexo é moralmente aceitável no Qatar, mas não em termo éticos, já que oprime pessoas que não causaram dano a ninguém. Os direitos humanos partem, entre outros, desse princípio universal.

Não são apenas reacionários que cometem o erro. Progressistas saudaram a retirada das tropas americanas do Afeganistão mesmo sabendo que um grupo terrorista teocrático, o Talibã, voltaria a fazer da vida das afegãs um inferno.

Não podemos deixar que uma ideia suplante pessoas, seja ela de cunho religioso (a homossexualidade como pecado) ou político (antiamericanismo). Ao longo da história, esse sempre foi o mecanismo usado para solapar os direitos humanos.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.