Manuela Cantuária

Roteirista e escritora, é criadora da série 'As Seguidoras' e trabalha com desenvolvimento de projetos audiovisuais

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Manuela Cantuária
Descrição de chapéu

Incompetência de Bolsonaro não é assunto que podemos deixar para amanhã

Pandemia da Covid-19 nos dá motivos para procrastinação, mas o efeito pode ser bem devastador

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Preciso escrever uma crônica. Lá fora, o mundo parece se esfarelar feito empada velha. Não confio em quem diz que não procrastina. Isso só agrava a culpa dos procrastinadores assumidos, fazendo com que procrastinem ainda mais.

Já dizia o meme: não é procrastinação se você está atravessando uma pandemia. Ouso acrescentar uma rabiola: atravessando uma pandemia sob os desmandos da pior liderança mundial no assunto, sem perspectiva de melhora, de vacina e de impeachment —pelo menos a curto prazo.

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sentado rodeado por pilhas gigantescas de papéis identificados como "problemas do Brasil"
Ilustração de Silvia Rodrigues para a coluna de Manuela Cantuária publicada em 3 de maio de 2021 - Silvis/Folhapress

Ou seja, como brasileira não vacinada, não me faltam justificativas para procrastinar à vontade. Mas minhas tarefas não vão desaparecer magicamente como um ministro da Saúde do governo Bolsonaro.

Então vamos à crônica. Mas, antes, que tal abrir o site Quando Serei Vacinado? só para sentir uma baforada de esperança no cangote? Preencho meus dados e encaro o resultado. Nove meses. Eu não tenho criatividade suficiente para procrastinar por tanto tempo.

Já busquei por réplicas do macacão azul do Senna no Ebay; estudei o regulamento de petanca, um jogo francês semelhante à bocha; li uma reportagem na revista Caras sobre a vasectomia do Luciano Szafir e ensaboei um pacote de macarrão mesmo sabendo que a contaminação de Covid-19 por superfícies é raríssima.

Minha mão ganha vida própria e alcança o celular. Arreganha a janela da vizinha fofoqueira, também conhecida como Instagram. O ralo de tempo com o poder de sucção mais efetivo que já vi. Aqui, me sinto em casa. Ninguém é produtivo.

Observo, paralisada, meu prazo se aproximar como um círculo de fogo. O que nos leva a um terreno bastante visitado pelos procrastinadores, a dúvida “será estafa ou Covid-19?”. Para driblar esse dilema, agendo um PCR para o dia seguinte.

Ah, o dia seguinte.

O céu e o inferno dos procrastinadores. A solução que se transforma em problema, no dia seguinte, e novamente se apresenta como solução, e assim por diante, em um ciclo vicioso e aflitivo.

Preciso concluir essa crônica. Não quero romantizar a procrastinação, seus efeitos podem ser devastadores. Se o presidente parasse de perder tempo com ações contraproducentes, centenas de milhares de vidas seriam poupadas. Sua incompetência para o trabalho é um assunto que não podemos deixar para amanhã.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.