Manuel da Costa Pinto

Jornalista, mestre em teoria literária e literatura comparada pela USP

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Manuel da Costa Pinto

'O Alienista' relaciona crimes no século 19 com elementos da psicanálise

Série “O Alienista”
Série “O Alienista” - Heloísa Bortz/Divulgação

SÉRIE
Ficção freudiana

Série em dez capítulos, “O Alienista” (título em português) não tem nada a ver com a novela de Machado de Assis, mas tudo com a obra de Freud. 

Na Nova York do final do século 19, o psicólogo criminalista Laszlo Kreizler (interpretado pelo alemão Daniel Brühl) investiga crimes em série contra crianças e adolescentes que se prostituem. Mais do que buscar indícios objetivos, ele quer detectar as causas psíquicas dos crimes, percebendo que muitas de suas hipóteses são projeções dos próprios traumas, incorporando à trama detetivesca elementos da nascente psicanálise.

The  Alienist. Direção: Jakob Verbruggen. Elenco: Daniel Brühl, Luke Evans, Dakota Fanning. Produção: Paramount Television (2018). Na Netflix

CD
Imaginário sonoro

A caixa com a integral das 11 sinfonias de Villa-Lobos (sendo que a última é a 12, pois a partitura da quinta se perdeu) permite ouvir em conjunto o vasto imaginário sonoro que impregna a paisagem e a história brasileiras. Destaque para a regência de Karabtchevsky, um dos maiores maestros da atualidade.

Sinfonias de Villa-Lobos. Artistas: Osesp e Isaac Karabtchevsky (regente). 
Gravadora: Naxos (2018, R$ 110, 6 CDs)

LIVRO
Literatura bíblica

Continuando o monumental trabalho de traduzir a Bíblia do grego (idioma no qual se unificaram os cânones judaico e cristão), o português Frederico Lourenço verte os Atos dos Apóstolos, as cartas dos seguidores de Cristo e o Apocalipse de João com uma atenção às variantes textuais que ressalta seus valores “literários”. Os primorosos aparatos críticos iluminam questões intrincadas, como o papel de Paulo na consolidação do cristianismo e a autoria do visionário Apocalipse --que não seria do mesmo João do Evangelho publicado (junto com os de Mateus, Marcos e Lucas) no primeiro volume dos seis previstos para esta edição da Bíblia.

Bíblia – Novo Testamento: Apóstolos, Epístolas, Apocalipse. Tradução: Frederico Lourenço. Editora: Companhia das Letras (2018, 616 págs., R$ 74,90)

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.