Marcelo Viana

Diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada, ganhador do Prêmio Louis D., do Institut de France.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Marcelo Viana

O que podemos aprender com o Japão medieval?

Romance clássico japonês foi escrito por uma mulher no século 11

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Minha primeira ida ao Japão, em 1990, para o Congresso Internacional de Matemáticos de Quioto, foi uma das viagens mais inesquecíveis da minha vida. Voltei fascinado pelo Congresso e pela incrível cultura japonesa. E trouxe na bagagem dúzias de fotos (nesses tempos pré-digitais, “dúzias” era um monte!) e um livro. Mas não qualquer livro.

“Genji Monogatari” (“O conto de Genji”) foi o primeiro romance literário do mundo. “Genji é o ponto mais alto da literatura japonesa”, disse o escritor Yasunari Kawabata em seu discurso de aceitação do prêmio Nobel de 1968, acrescentando: “Até hoje não existe obra de ficção comparável”.

Ilustração do capítulo 20 do romance O conto de Genji, escrito por Murasaki Shikibu no século 11
Ilustração do capítulo 20 do romance O conto de Genji, escrito por Murasaki Shikibu no século 11 - Tosa Mitsuoki/WikiMedia Commons

O personagem central, Genji, é um príncipe sensível e frívolo que desfruta a vida da corte imperial japonesa do início do século 11: o romance foi escrito entre 1000 e 1012. Ao longo de mais de mil páginas, o relato de suas alegrias e decepções, no amor e na política, nos proporciona uma visão íntima e fascinante do Japão medieval.

Um dos aspectos que colocam esse livro em uma classe à parte é que foi escrito por uma mulher, Murasaki Shikibu, ela própria da nobreza imperial. Como em quase todas as sociedades humanas, as mulheres da corte estavam sujeitas a muitas limitações. Recebiam uma educação, mas ela não incluía o chinês, a língua culta do império. E eram proibidas de ler e escrever literatura “séria”.

Assim mesmo, um grupo de mulheres talentosas criou a melhor literatura da época, em todo o mundo. A notável sensibilidade de Murasaki para entender a alma humana raramente foi igualada por um autor masculino: há quem a compare ao francês Marcel Proust, que viveu 9 séculos depois.

A própria existência do Genji é prova de que algumas mulheres conseguem ultrapassar as barreiras artificiais ao seu talento. Mas quantas ficaram no caminho? Quantas mulheres talentosas na Grécia, na China, no Islã, na Índia ou na Europa deixaram de dar suas contribuições únicas à civilização? E quantas nos nossos dias deixam de se realizarem na ciência porque a cultura ambiente lhes diz que esse papel não lhes pertence?

Nesta quinta-feira (17), o Impa realizou a primeira competição matemática brasileira para mulheres, o Torneio Meninas em Matemática. Não para separar gêneros, e sim para lembrar às 200 meninas que participaram em 35 cidades, e aos milhares que virão ou não a participar no futuro, que lugar de mulher é na matemática. Não importa o que tenham ouvido de professores, pais, amigos e conhecidos. 

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.