Marcelo Viana

Diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada, ganhador do Prêmio Louis D., do Institut de France.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Marcelo Viana

Decifrando as escritas da antiguidade europeia

Símbolo de progresso, descoberta de línguas antigas é rara

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Maio de 1953 foi um mês extraordinário. Os montanhistas Tenzing Norgay e Edmund Hillary alcançaram pela primeira vez o cume do monte Everest, o ponto mais alto da superfície terrestre. A revista Nature publicou artigo dos cientistas Francis Crick e James Watson propondo a estrutura de dupla hélice da molécula do DNA. E o arquiteto Michael Ventris decifrou a escrita Linear B, talvez a mais antiga da Europa, usada em Creta e na Grécia no segundo milênio a.C..

Proezas atléticas, avanços científicos, descobertas de escritas antigas: dos três tipos de progresso da humanidade, o último é o mais raro. A primeira grande língua da antiguidade a ser decifrada foi o egípcio, demótico e hieroglífico. Seguiram-se, ainda no século 19, os principais idiomas da Mesopotâmia: persa antigo, elamita, babilônia, acádio e sumério.

Na primeira metade do século 20, foi a vez de algumas escritas europeias e do Médio Oriente: hitita, ulamita e Linear B. Já na década de 1970, a descoberta dos glifos maias veio mostrar que o Novo Mundo também desenvolveu sistemas extremamente sofisticados de escrita e linguagem. Mas muitos escritos do passado permanecem indecifrados, seus símbolos misteriosamente silenciosos.

Pedra de Rosetta
Pedra de Rosetta - Hans Hillewaert/Wikimedia Commons

Homero escreveu na Odisseia: “Existe uma terra chamada Creta, localizada no mar cor de vinho, linda e fértil, cercada pelo oceano. Os que nela vivem são inumeráveis, e nela existem noventa cidades. Sua população fala muitas línguas. Entre as suas cidades está a poderosa Knossos, de que foi rei Minos, que a cada nove anos se aconselhava com o próprio Zeus”.

Dois milênios e meio depois, em 1900, o arqueólogo britânico Arthur Evans (1851–1941) escavou as ruínas de Knossos, no norte de Creta, descobrindo o “palácio de Minos” com seu famoso labirinto, lar do monstro Minotauro, metade homem e metade touro. Nas décadas seguintes, Evans gastou a fortuna da família reconstruindo o palácio do jeito como achava que deveria ser...

Foi ele quem observou que os textos encontrados no palácio usavam três tipos de escrita, que chamou Linear A, Linear B e hieroglífica, e que passou 40 anos de sua vida tentando decifrar. O progresso foi modesto, em parte devido à sua insistência de que os textos estariam num idioma “minoano” do qual nada se sabia.

Quando morreu, em 1941, sua casa em Creta tornara-se o quartel-general das tropas nazistas de ocupação, e o mundo estava de pernas para o ar. Seus amigos e colegas se mobilizaram para impedir que os preciosos achados arqueológicos se perdessem. Mais textos em Linear B foram achados por essa altura na própria Grécia, invalidando a tese de Evans de que o idioma seria exclusivo de Creta. Isso teria um papel um importante em apontar as pesquisas na direção certa.

Veremos na próxima semana como.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.