Marcelo Viana

Diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada, ganhador do Prêmio Louis D., do Institut de France.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Marcelo Viana

Duelos da equação cúbica no Renascimento

Batalha matemática entre Niccolò Tartaglia e Lodovico Ferrari, discípulo de Gerolamo Cardano, marcou a carreira do primeiro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

No início do século 16, o italiano Scipione del Ferro (1465–1526) descobriu um método para encontrar as soluções de qualquer equação cúbica especial x³+mx=n. Del Ferro ganhava a vida resolvendo problemas de matemática, e essa equação era a sua grande façanha. Guardou o segredo até morrer, quando o deixou a seu aprendiz Antonio Fior.

Toda equação cúbica ax³+bx²+cx+d=0 pode ser reduzida à forma especial e, portanto, sem saber ele resolvera um problema muito mais geral, que remontava a 2.000 a.C.. Sem saber, porque para fazer a redução é necessário usar coeficientes m e n tanto positivos como negativos, e na época os negativos ainda não tinham sido descobertos.

Em 1530, surge um concorrente: Niccolò Tartaglia (1500–1557) anunciou que também sabia resolver equações cúbicas. Preocupado, Fior desafiou-o para um duelo: cada um proporia equações ao rival e quem resolvesse mais ganharia a aposta. Fior propôs equações do tipo especial, que ambos sabiam resolver. Já o astuto Tartaglia optou por equações do tipo x³+mx²=n, que Fior foi incapaz de resolver.

Desenho de Niccolò Tartaglia
Niccolò Tartaglia - Wikimedia commons

Entra em cena um dos personagens mais fascinantes do Renascimento italiano: Gerolamo Cardano (1501–1576). Matemático, médico, biólogo, químico, astrônomo, astrólogo, filósofo e escritor, ele era também jogador inveterado. O seu interesse pelos jogos de azar o levou a ser um dos pioneiros da teoria da probabilidade.

Em 1539, Cardano convenceu Tartaglia a lhe revelar o seu método, prometendo não revelar a ninguém. Mas em seu livro Artis Magnae (Grande Arte, em latim), de 1545, publicou o método de Scipione del Ferro, que também aprendera.

Embora não fosse quebra do combinado, estritamente falando, Tartaglia sentiu-se traído, e desafiou Cardano para um duelo matemático. Esse recusou, mas foi substituído por seu discípulo Lodovico Ferrari (1522–1565), que ganhou a disputa, arruinando a carreira de Tartaglia.

Ferrari não era um discípulo qualquer. Em 1540, descobrira a solução da equação quártica ax⁴ +bx³+cx²+dx+e=0, que Cardano também publicou na Artis Magnae.

A expectativa de que logo se seguiriam as equações de grau maior foi frustrada no início do século 19, quando o italiano Paolo Ruffini (1765–1822) e o norueguês Niels Henrik Abel (1802–1829) mostraram que a partir do grau 5 não existem resoluções desse tipo.

O trabalho do francês Évariste Galois (1811–1832), publicado postumamente em 1846, culminou essa aventura, criando uma teoria geral da solução das equações polinomiais.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.