Marcelo Viana

Diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada, ganhador do Prêmio Louis D., do Institut de France.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Marcelo Viana
Descrição de chapéu Natal

Desafios matemáticos para encerrar 2023

Não há gabarito: a graça está em se divertir buscando as soluções, se possível com familiares e amigos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Chegou a hora de uma das maiores tradições desta coluna: os nossos desafios matemáticos de fim de ano! Não há gabarito: a graça toda está em se divertir buscando as soluções, se possível na companhia da família e dos amigos. Espero que gostem, e desejo a todas e todos um Feliz Ano Novo!

1. No curso de línguas estrangeiras o professor verifica que 17 alunos falam inglês, 11 falam espanhol, 7 falam ambas as línguas, e 8 não falam nenhuma das duas. Quantos alunos há na turma?

vintage wooden abacus with chalk piece on the blackboard.
Yury Zap/Adobe Stock

2. Florbela, a florista, está chateada porque o fornecedor entregou mais rosas vermelhas do que brancas: 5 vermelhas para cada 4 brancas. Ora, em seus famosos buquês, ela usa exatamente meia dúzia de cada cor. Mas as vendas estão boas: saíram 16 buquês em um único dia! Florbela nota que agora, entre as flores que sobraram, são 3 rosas vermelhas para cada 2 brancas. Quantas rosas de cada cor ela tinha recebido do fornecedor?

3. Passando o tempo no mercado com a avó, vendedora de fruta, Pitanga observa a balança. Ela nota que uma maçã pesa o mesmo que dois kiwis. Uma maçã e um kiwi juntos pesam o mesmo que uma banana. Duas bananas e dois kiwis pesam o mesmo que uma maçã e uma pêra. Quantas maçãs Pitanga precisa colocar no prato da balança para equilibrar com uma pêra no outro prato?

4. A sala do sr. Carré é retangular, com 10,8 m por 5,2 m. Ele quer cobrir o chão com mosaicos, mas faz questão de que sejam quadrados e de que não seja preciso quebrar nenhum. Os mosaicos podem ser fabricados sob medida: a única restrição é que o comprimento do lado corresponda a um número inteiro de centímetros. Qual é o tamanho máximo de mosaico que o sr. Carré pode usar, e quantos precisa encomendar?

5. Tom Cruise em mais uma missão impossível: recuperar o violão autografado da Taylor Swift roubado por uma quadrilha. O precioso instrumento está protegido por oito alarmes (A1 a A8): se algum deles disparar, o nosso herói morrerá e, muito pior, o violão estará perdido para sempre! Felizmente, há seis botões (B1 a B6) que, a cada vez que são apertados, passam alguns alarmes de "ligado" para "desligado" e vice-versa. O problema é que cada botão controla alarmes diferentes: B1 controla A1, A3, A5 e A7; B2 controla A2, A3, A6 e A8; B3 controla A1, A4, A5 e A6 ; B4 controla A2, A4, A6 e A7; B5 controla A1, A2, A5 e A8; e B6 controla A3, A4, A7 e A8. Quando Tom chega ao local, todos os alarmes estão ligados. Quais botões ele deve apertar para desligá-los? A ordem importa?

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.