Marcelo Viana

Diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada, ganhador do Prêmio Louis D., do Institut de France.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Marcelo Viana

Números primos e um modo curioso de fazer contas

A princípio, alguns tipos de primos são muito parecidos, entretanto...

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Os números primos estão entre as ideias mais simples e mais misteriosas da matemática. A definição é simples: um inteiro n maior do que 1 é primo se ele admite apenas dois divisores, o próprio n e o 1. Mas o modo como os primos se distribuem entre todos os inteiros ainda encerra muitos mistérios.

Uma observação fácil é que há três tipos de primos. Temos o 2, que é o único primo par. Depois vêm os primos da forma 4k+1, cuja divisão por 4 dá resto 1. Finalmente estão os primos da forma 4k+3, cuja divisão por 4 dá resto 3. Por exemplo, 5 e 13 pertencem ao segundo tipo, enquanto 7 e 11 pertencem ao terceiro.

À primeira vista, estes dois últimos tipos de primos são muito parecidos e nada parece indicar que um deles seja mais especial do que o outro. No entanto, surpreendentemente, é isso mesmo o que acontece. E a prova está baseada num resultado matemático tão especial que o grande Gauss o chamou de "teorema áureo".

Números primos
Reprodução

Para explicar, preciso falar sobre um modo curioso de fazer contas que os matemáticos chamam aritmética modular. Funciona assim. Inicialmente, fixamos um número inteiro n maior do que 1, chamado módulo. Nas contas só são usados os números 0, 1, 2, ... n-1. Para somar dois deles, somamos do jeito habitual, mas tomamos como resultado o resto da divisão dessa soma pelo n. Para multiplicar, fazemos o mesmo: multiplicamos do jeito usual e tomamos como resultado o resto da divisão desse produto pelo n.

Por exemplo, suponha que n=7. Então 5+6=4 (módulo 7) porque a soma usual de 5 com 6 é 11, e o resto da divisão de 11 por n=7 é 4. Analogamente, 5x6=2 (módulo 7) porque o produto usual de 5 por 6 é 30, e o resto da divisão de 30 por n=7 é 2. Esta multiplicação pode ter propriedades um pouco estranhas: observe, por exemplo que 3x8=0 (módulo 12).

Aprendemos na escola que um inteiro é chamado quadrado perfeito se for o quadrado de outro inteiro. Por exemplo, 49 é um quadrado perfeito porque ele é igual a 7x7. Essa noção também faz sentido na aritmética modular, usando a respectiva multiplicação. Por exemplo, 13 é um quadrado perfeito módulo 17, porque 13=8x8 (módulo 17).

Uma coisa curiosa é que os papéis de 13 e 17 nesta afirmação podem ser permutados: 17 também é um quadrado perfeito módulo 13 (verifique!). Por isso, dizemos que 13 e 17 são primos recíprocos. Acontece que no que diz respeito à reciprocidade os dois tipos de primos ímpares, 4k+1 e 4k+3, têm propriedades completamente diferentes. Quer saber como? Então não perca a coluna da próxima semana!

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.