Márcio Rachkorsky

Advogado, é membro da Comissão de Direito Urbanístico da OAB-SP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Márcio Rachkorsky

O elevador é um meio de transporte altamente eficiente, mas injustiçado

Nos prédios, as cabines só são lembradas quando param de funcionar

Mão aperta botão de andar em elevador
Fotolia

Quando conversamos algo meramente protocolar, seja sobre a chuva, o sol, o frio ou o calor, logo lembramos da expressão "papo de elevador". É a conversa que ocorre apenas por educação, quando nosso semblante fica inexpressivo diante de algo irrelevante.

É uma injustiça cometida contra um meio de transporte altamente eficiente.

Apenas na cidade de São Paulo, mais de 80 mil elevadores transportam por volta de 4 milhões de pessoas diariamente.

Nos prédios, as cabines só são lembradas quando há uma quebra, o que gera um mau humor generalizado entre os moradores. É o pesadelo dos síndicos, que aumenta quando alguém fica preso lá dentro —não raramente um morador claustrofóbico.

Os elevadores são considerados oficialmente um meio de transporte, com eficiência e segurança invejáveis. Infelizmente, são relegados na maioria dos condomínios, que preferem investir fortunas em itens de mero embelezamento ou lazer.

Contudo, a manutenção preventiva é exigida por lei. O serviço deve ser executado por empresa homologada na prefeitura, responsável pela emissão do RIA (Relatório de Inspeção Anual), que atesta o funcionamento seguro do equipamento.

Há algumas dicas importantes para o uso correto dos elevadores:

1) Em caso de paralisação, é preciso acionar imediatamente a empresa responsável pela manutenção. Se alguém ficar preso, somente o funcionário da empresa pode executar o resgate ou então o Corpo de Bombeiros. Funcionários do condomínio e vizinhos não podem, sob hipótese alguma, tentar realizar o resgate;

2) Os moradores devem ser orientados sobre as regras de bom uso e acionamento dos elevadores, e a instalação de câmeras de segurança é essencial para evitar depredações;

3) Empresas idôneas possuem cadastro na prefeitura, e somente essas estão habilitadas a fazer as manutenções e emitir o Relatório de Inspeção Anual;

4) Contratos de manutenção com reposição de peças costumam ser mais vantajosos aos condomínios e garantem mais tranquilidade em caso de problemas;

5) Reforma e modernização de elevadores geram maior segurança no condomínio, além de valorizar os apartamentos.

Recentemente, síndicos e administradores descobriram que o elevador pode ser um fantástico meio de comunicação, muito mais efetivo do que os antigos quadros de avisos.

Seja por meio de placas acrílicas ou de monitores digitais, divulgar informações relevantes sobre o condomínio nas cabines é certeza de audiência maciça. 

Afinal, naqueles segundos intermináveis da viagem, é possível se informar e até ter mais assunto para o papo de elevador.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.