Marco Aurélio Canônico

Jornalista foi repórter da Ilustrada, correspondente em Londres e editor de Fotografia.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Marco Aurélio Canônico
Descrição de chapéu

Tudo normal no Carnaval

Governador e prefeito valorizaram as críticas que lhes fizeram os sambistas

Muito antes da chegada do Carnaval carioca deste ano, dois aspectos vinham sendo previstos e amplamente noticiados: os enredos de protesto dariam o tom na Sapucaí e a insegurança, nas ruas. O balanço da Quarta de Cinzas confirmou as expectativas.

A vitória da Beija-Flor e o segundo lugar da Paraíso do Tuiuti eternizam na história dois desfiles que, assim como o da Mangueira (quinta colocada), repercutiram por estarem afinados com o desgosto da população do Rio e do restante do Brasil.

É verdade que, para cada comentário nas redes sociais em apoio às alegorias contra corrupção, escravidão, Temer, Crivella etc., havia um outro lembrando que a Beija-Flor tem como patrono um bicheiro condenado, que a diretoria da Tuiuti incentivou que um carro alegórico seguisse em frente após atropelar pessoas no desfile de 2017 e que a Mangueira tem um presidente político interessado em rivalizar com o prefeito.

Mas ninguém esperava unanimidade em torno dos desfiles, ainda mais nos dias atuais. Como lembrou um amigo especialista em Carnaval, o mais importante é que o espetáculo da Sapucaí voltou a provocar debates e reflexões mesmo entre gente que havia muito não o acompanhava. Beija-Flor, Tuiuti e Mangueira reafirmaram a força da arte que as escolas de samba fazem.

Fora da avenida, o governador e o prefeito reafirmaram o pouco crédito que merecem de seus governados e valorizaram as críticas que lhes fizeram os sambistas. Ausentaram-se da cidade na época que mais atrai turistas, vendo de longe o Rio passar por arrastões, roubos e tiroteios em série.

"Não estávamos preparados", disse Pezão, sobre os episódios de violência. Crivella provavelmente se deu por satisfeito por ter pedido ajuda da Força Nacional antes e, tendo ela negada, foi para a Europa —Deus o livre de ficar na cidade no Carnaval.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.