Marcos de Vasconcellos

Jornalista, assessor de investimentos e fundador do Monitor do Mercado

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Marcos de Vasconcellos
Descrição de chapéu juros

Bancos brasileiros vão na contramão dos gigantes globais (ainda bem!)

Quem apostou nos bancões na hora em que os juros começaram a subir agora colhe os louros

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A lógica do mercado é clara: quando se aumentam os juros, os bancos saem ganhando. Os donos do dinheiro vão cobrar mais pelos empréstimos e lucrar mais no caminho. Mas a realidade está aqui para desafiar o raciocínio simples, derrubando papéis dos grandes bancos dos Estados Unidos justamente quando o país subiu as taxas de juros pela primeira vez desde 2018.

Para quem estiver voltando de uma temporada em Júpiter, temos uma guerra na Ucrânia e uma pandemia de vírus letal em curso, impactando, logicamente, a economia global em 2022, acelerando a inflação e tumultuando seu controle.

O S&P 500, principal indicador do mercado de ações do mundo, registra uma queda de cerca de 8% só neste ano. Já o índice Dow Jones US Banks (que reúne 57 instituições financeiras dos EUA e do Canadá) tomou um tombo de mais de 13% no período.

Sede do Banco Central, em Brasília - Leonardo Sá - 25.mai.21/Agência Senado

Grandes bancos de atuação global estremecem com sua exposição às economias do Leste Europeu. Desde o início da guerra, essas instituições financeiras estão contabilizando perdas e tentando desmontar operações que dependiam, por exemplo, de capital russo.

Em seus balanços divulgados na semana passada, Goldman Sachs e Wells Fargo foram alguns dos que decepcionaram analistas, com resultados aquém do esperado.

A desaceleração econômica prevista para os EUA traz consigo a perspectiva de menos empréstimos e financiamentos, impactando os múltiplos do setor, como lembra Leonardo Cardoso, estrategista da Brazen Capital, gestora de investimentos internacionais.

Assim, ao mesmo tempo que o banco central dos EUA (Federal Reserve, ou Fed) aumenta a taxa de juros na maior economia do planeta, seus bancos sofrem.

Mas, aqui no Brasil, onde provavelmente você investe a maior parte, se não a totalidade, dos seus recursos, a história é outra e vai na contramão dos gigantes globais.

Isso também é um pouco de novidade. Apesar de nossas agigantadas dimensões (territorial e econômica), o Brasil representa menos de 1% do mercado de capitais mundial. Com isso, nosso comportamento costuma ser como de uma small cap (empresas com menor valor de mercado e liquidez, cujas ações sofrem alta volatilidade).

Tradicionalmente, quando o mercado global cai, o nosso afunda. Quando sobe, a gente voa. Mas não é isso que está acontecendo.

A busca por commodities (o nosso forte) e a demanda por mercados emergentes por parte de quem quer correr um pouco de risco trouxe muito dinheiro estrangeiro para nossa Bolsa neste ano. Mais de R$ 64 bilhões nos três primeiros meses, para ser mais preciso.

Foi desse jeito que nosso principal índice, o Ibovespa, subiu 11,7% em 2022. E, como os grandes investidores não querem correr risco à toa, seus investimentos no Brasil estão indo justamente para…. os bancos.

O IFNC, índice que reúne as principais empresas do setor financeiro do Brasil (como Itaú, B3, Bradesco e Banco do Brasil), decolou, subindo 18,5% desde o início de janeiro. Outros índices setoriais, como da indústria, do setor imobiliário e de energia elétrica, tiveram desempenhos bem piores, com variações de - 5,5%, 6,7% e 14,8%, respectivamente.

Assim, ainda que o mercado global não tenha seguido a lógica tradicional, o brasileiro que fez o "arroz com feijão" e apostou nos bancões na hora em que os juros começaram a subir agora colhe os louros. E há analistas apontando que essas ações ainda têm espaço para subir até o fim do ano, com mais aumento de juros no radar.

Ter diversificação, inclusive geográfica, dos seus investimentos é sempre uma boa pedida. Mas é importante notar como as mesmas variáveis vão impactar cada mercado de forma diferente, para calibrar corretamente sua carteira e sua exposição aos diferentes riscos.

Quer conversar sobre investimentos? Meu email é marcos@monitordomercado.com.br

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.